Estudos destacam pontos positivos da caminhada, só ou acompanhado

Prática de atividade física regular é uma das estratégias eficazes para trazer benefícios à saúde, em especial no atual contexto
quarta-feira, 28 de abril de 2021
por Vinicius Gastin
Caminhar tem sido opção para inúmeros friburguenses para manter vida saudável durante a pandemia
Caminhar tem sido opção para inúmeros friburguenses para manter vida saudável durante a pandemia

Caminhar com um parceiro reduz a velocidade da caminhada daquele que tem o ritmo mais rápido, em vez de aumentar a velocidade do mais lento. A afirmação pode parecer estranha, óbvia ou curiosa, mas há embasamento científico, comprovado por um estudo americano publicado em março. De maneira geral, o principal objetivo do estudo foi avaliar a velocidade da caminhada de 72 casais (25 a 79 anos) em vários ambientes e em três condições diferentes: andando de “mãos dadas” com o parceiro, andando ao lado do parceiro e andando sem a companhia do parceiro.

Os resultados demonstram que os participantes andaram mais rápido quando estavam andando sozinhos e que a velocidade da caminhada diminuiu quando a mesma foi realizada com o parceiro, sendo ainda mais lenta quando realizada de “mãos dadas”. Os adultos mais velhos diminuíram mais a velocidade da marcha do que os adultos jovens quando o caminho estava com obstáculos.

A prática de atividade física regular é uma das estratégias eficazes para trazer benefícios à saúde, em especial no atual contexto – com a ressalva de que todos os cuidados são necessários. Reduzir a velocidade da caminhada para acompanhar alguém pode, sim, gerar uma pequena diminuição nos benefícios que essa atividade física desencadeia sobre o aspecto físico, mas os benefícios em relação à saúde ainda existem, e são somados aos ganhos pelo lado mental e social.

Entrar em uma vida fisicamente ativa é complexo, exige mudanças comportamentais e, nesse contexto, estudos conduzidos com pessoas de diferentes idades e com diferentes condições de saúde (diabéticos, hipertensos, obesos) apontam que uma estratégia eficiente para iniciar e/ou aumentar o engajamento de indivíduos em um programa regular de atividades físicas é a realização das mesmas junto a um parceiro.

Dessa forma, é possível dizer que caminhar com o parceiro é um fator de motivação. Os motivos que levam as pessoas a iniciarem e seguirem praticando são múltiplos e diversos, sendo a sociabilidade um importante fator motivador que deve ser considerado e está relacionado a benefícios sociais (amizade, companheirismo, sensação de pertencimento) que se somam aos físicos e mentais para quem pratica.

Benefícios da caminhada

De acordo com especialistas, caminhar em qualquer ritmo, desde que de forma regular, é capaz de promover inúmeros benefícios, à exemplo da Redução dos níveis glicêmicos; Redução dos níveis de colesterol sanguíneo; Auxílio no processo de emagrecimento; Melhora de quadros de ansiedade e depressão; Redução dos riscos de morte prematura em decorrência de doenças crônico-degenerativas como hipertensão, diabetes e câncer.

Vale destacar que os benefícios da caminhada para a saúde física são os mesmos sendo ela praticada em companhia ou de forma solitária, desde que sejam seguidas as orientações profissionais para alcançar o objetivo pretendido. Porém, ter companhia pode ser uma maneira de desenvolver e fortalecer aspectos psicológicos, tais como a satisfação pela presença de alguém querido, sensação de aceitação e pertencimento e elevação da autoestima e da segurança.

 

Foto da galeria
Ter um parceiro (a) de caminhada pode reduzir ritmo, mas traz benefícios e incentivos
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: