O Estatuto das Blitzes será regulamentado pelo governador Cláudio Castro após o Carnaval, informou o líder do PL na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Filippe Poubel, em discurso no expediente final da sessão plenária. Segundo o parlamentar, a mensagem do Governo do Estado à casa legislativa, e a posterior sanção da lei, vai reforçar o trabalho da Comissão Especial de Combate à Desordem Urbana, responsável por denunciar a “máfia do reboque” no Estado do Rio de Janeiro.
Poubel participou com o governador da inauguração da Ponte da Integração, na última quarta-feira, 12, em São João da Barra, no norte fluminense, ocasião em que foi abordado por moradores que reclamaram da atuação desenfreada de reboques naquela região, principalmente em Campos dos Goytacazes.
“É inaceitável o que o prefeito Wladimir Garotinho permita a realização de blitzes meramente arrecadatórias em seu município. Trata-se de uma ação que lesa o cidadão e, muitas vezes, tira do trabalhador o transporte que é usado para o sustento da família”, observou o deputado Poubel. “Não somos contra operações, mas contra essa máfia que com a anuência de prefeituras lucra com reboque, diária e depois leilão de veículos de trabalhadores”, enfatizou.
O presidente da Comissão de Combate à Desordem, da Alerj, o deputado estadual Alan Lopes (PL) lembrou a importância de ampliar para as prefeituras fluminenses as medidas que estarão no Estatuto das Blitzes.
“Através do trabalho da comissão, conseguimos a suspensão dos contratos que permitiam a cessão de reboques para essa máfia. Agora, com a sanção do Estatuto das Blitzes, fica a sugestão para as câmaras municipais replicarem no interior e de uma vez por todas acabarem com esse tormento das blitz caça-níquel”, lembrou Alan Lopes.
Integrante da chamada tropa de choque da Alerj junto com Poubel e Alan, o deputado Rodrigo Amorim (União Brasil) destacou que “zelar pela tranquilidade viária compete ao município, e não buscar pêlo em ovo nas fiscalizações para prejudicar o cidadão trabalhador”.
Os deputados enfatizaram que, tão logo seja sancionado o Estatuto das Blitzes, a Comissão de Combate à Desordem retomará os trabalhos de fiscalização em todo estado, especialmente na capital. “Teremos o vereador Poubel na Comissão de Transporte da Câmara do Rio para trabalhar e impedir as covardias contra o cidadão de bem”, completou Rodrigo Amorim.
A indicação legislativa referente ao Estatuto das Blitzes, de autoria dos deputados Alan Lopes, Filippe Poubel e Rodrigo Amorim, foi aprovada na Alerj em 2023, desde então o governo estadual vem implementando medidas para finalizar o texto da mensagem executiva que a Alerj receberá para aprovar e o governador sancionar em definitivo, fazendo sair finalmente do papel as medidas que irão reger as fiscalizações de trânsito.
Deixe o seu comentário