Baseada na vida do maestro português Samuel Antônio dos Santos, “A Promessa” conta a história do oficial da Marinha portuguesa que, em viagem de navio para a Argentina, enfrentou uma tempestade que colocava em risco a vida de seus passageiros e tripulação.
Homem de fé, o maestro ajoelhou no convés, rezou e prometeu: se sobrevivesse, na primeira cidade que o acolhesse ergueria uma capela em louvor a Antônio, seu santo de devoção. Prometeu também viver somente dos rendimentos como músico, além de cuidar dos mais necessitados.
(Foto: Divulgação)
Livre da tormenta, mas desviado da rota original, o navio aportou na costa brasileira, mais precisamente no Rio de Janeiro. Após vagar sem destino pelas ruas da cidade, Samuel Antônio tomou o rumo da serra fluminense, apeou em Nova Friburgo, e se sentiu em casa.
Destino decidido, reformado da Marinha e oficialmente estabelecido em Nova Friburgo, passou a dar aulas de música no Colégio Freese, criou a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense e construiu a Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro. Cumpriu todas as promessas feitas durante a tormenta no mar.
Essa é a história que o elenco e equipe técnica da Cia de Arte Jane Ayrão vão contar neste sábado, 26, na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, às 18h, a convite do comandante e diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, vice-almirante Gilberto Santos Kerr.
O valor do ingresso é um quilo de alimento não perecível que será doado para as obras das Voluntárias Cisne Branco. O acesso à Ilha Fiscal será feito pela escuna Nogueira da Gama com saída do cais do Comando do 1⁰ Distrito Naval, no Centro, a partir das 17h.
Sobre o grupo teatral
(Foto: Divulgação)
A Cia de Arte Jane Ayrão é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo “a promoção da Arte-Educação a partir de pesquisa histórica e de princípios éticos que contemplem o exercício da criticidade consciente e o respeito à diversidade cultural”.
Segundo a professora e diretora Jane Ayrão, “A Promessa” foi o espetáculo mais bonito que já produziu. [Estreou em setembro de 2023]. “É uma bela história que poucos friburguenses conhecem: a trajetória de um imigrante português, desde sua chegada ao Brasil, por volta de 1858-59, e sua opção por nossa cidade. Samuel Antônio foi um bravo imigrante português que se dedicou a contribuir para a formação da sociedade friburguense”, destacou.
Entre elenco e equipe técnica, a peça conta com 50 profissionais, cuja atuação, cenários, figurinos, direção musical, e demais funções da Companhia de Arte, receberam elogios do público e da crítica especializada.
Em tempo: No momento, a Cia de Arte está em cena com novo espetáculo: “Fale-me de amor”, do escritor francês Michel Quoist, sobre a trajetória de um jovem andarilho pelo mundo.
Deixe o seu comentário