Entre 28 de fevereiro e 2 de março, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, será palco para robôs de todo o Brasil, inclusive de Nova Friburgo. A equipe Tucanus, composta por 12 alunos do Senai-Sesi Nova Friburgo, vai disputar a etapa nacional classificatória para o mundial de robótica da First que acontecerá em Houston, nos Estados Unidos, em abril. A disputa envolve mais de dois mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas de todo o país.
A equipe friburguense está na modalidade FRC (First Robotics Competition), categoria mais complexa, onde alunos do ensino médio constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 quilos e têm mais de 1,2 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos. Este ano, o desafio ‘Crescendo’ traz como novidades as argolas, que vão representar notas musicais. Esses elementos devem ser lançados ou colocados em caixas de som.
A First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) inspirou-se no mundo da música para lançar o desafio com a dinâmica que se refere à intensidade em que um som é emitido, como uma nota crescente. A equipe Tucanus controlará seu robô através de uma guitarra, inspirados no jogo Guitar Hero.
Deixe o seu comentário