A comissão de transição de governo e o prefeito eleito Johnny Maycon convocaram todas as concessionárias prestadoras de serviços públicos em Nova Friburgo para uma reunião nesta segunda-feira, 28, na Câmara dos Vereadores. O objetivo do encontro é abordar questões preliminares e lançar as bases para a relação do próximo governo com os prestadores de serviços essenciais.
É esperado o comparecimento de representantes da Nova Faol, da Águas de Nova Friburgo, da Energisa e da EBMA, entre outras. Segundo a equipe de transição, esta iniciativa reafirma o compromisso da nova gestão com a transparência na administração pública.
A reunião acontece exatamente uma semana depois da crise que deixou a população friburguense 48 horas sem transporte público, às vésperas do Natal. Na segunda-feira passada, 21, motoristas e demais funcionários da concessionária Nova Faol cruzaram os braços, em protesto contra o não pagamento do 13º salário no prazo legal, sexta-feira, 18. A empresa alegou não ter caixa para fazer o pagamento por não receber subsídios da prefeitura.
Os ônibus só voltaram a circular à meia-noite desta quarta, 23,depois de uma tarde inteira de negociações, com a interferência do Ministério Público do Trabalho. O procurador do Trabalho Fernando Pinaud de Oliveira Junior assinou uma recomendação direta ao chefe do Executivo municipal determinando a efetivação dos repasses necessários ao pagamento do décimo-terceiro, bem como “a retenção de valores em faturas pendentes de recebimento por parte da empresa”. A recomendação do MPT considerou a responsabilidade subsidiária do município no pagamento de verbas trabalhistas.
Deixe o seu comentário