Entre varrições e suor, uma cidade mais limpa

Dia do Gari é comemorado neste 16 de maio. Atualmente, são 101 profissionais zelando por Nova Friburgo
segunda-feira, 15 de maio de 2023
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
Em 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari. De acordo com a prefeitura, atualmente, são 101 profissionais espalhados por Nova Friburgo zelando pelas ruas, praças e demais espaços públicos. A data tem o objetivo de homenagear esses profissionais imprescindíveis em qualquer lugar do mundo, mas que não recebem de parte da população o devido respeito e valor que merecem. 

Tudo na vida é uma corrente. Dependemos do médico, do padeiro e tudo mais. Peço para que as pessoas colaborem um pouco mais, tendo mais consciência e respeito com o próximo.

Walmir de Carvalho Casimiro

O trabalho dos garis, muitas vezes é relacionado a pessoas que não conseguem nenhum outro emprego, e por esses trabalhadores lidarem com lixo, muitas pessoas ainda os tratam como inferiores. Porém, os garis merecem respeito, pois sua função é fundamental, deixando a cidade mais limpa e conservada.

O termo gari surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary. Ele ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os garis.

Entrevistamos Walmir de Carvalho Casimiro, de 55 anos, que trabalha como gari em Nova Friburgo. “Essa é minha segunda passagem pela prefeitura. Fiz um concurso em 2007, trabalhei até 2013 e fui fazer outro trabalho fora. Retornei agora no processo seletivo de 2021/2022 e estou até agora”, contou.  

Com sorriso no rosto, Walmir comentou sobre sua rotina diária na varrição das calçadas e a importância de seu trabalho, que, em sua opinião, precisa ser mais valorizado pela população em geral. “Chego por volta das 6h, tomo um café, bato o ponto e saio para executar a minha tarefa - que gira em torno de cinco horas - para deixar tudo bem organizado e limpo. Tem sido muito satisfatório.

Como contribuir

Além de reconhecer a importância dos garis, é necessário que todos façam a sua parte: não jogar nenhum tipo de lixo no chão e respeitar os horários da coleta do lixo. 

“Algumas pessoas enxergam nosso trabalho como essencial e colaboram para facilitar o nosso dia a dia, e tem aquelas que não colaboram e não valorizam, talvez por aquela falta de “status”, mas meu trabalho é muito necessário. Numa escala de 0 a 10,  a educação friburguense está em torno de 8”, diz Walmir.  

Ele observa ainda que “tudo na vida é uma corrente. Dependemos do médico, do padeiro e tudo mais. Eu peço que as pessoas colaborem um pouco mais, tendo mais consciência e respeito com o próximo”, finalizou.  

Homenagem 

Nesta terça-feira, 16, em homenagem ao Dia do Gari, a prefeitura promove um almoço especial para a classe a partir das 13h no Restaurante Popular, na prefeitura, com a participação do prefeito Johnny Maycon.

  • Almoço especial no Restaurante Popular

    Almoço especial no Restaurante Popular

  • Almoço especial no Restaurante Popular

    Almoço especial no Restaurante Popular

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: