Energisa registra o menor índice de interrupções de energia em cinco anos

Investimentos, manutenções preventivas e capacitações das equipes contribuem para melhoria dos números
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

A Energisa (acesse o link aqui)  fechou o primeiro semestre de 2021 com a menor quantidade de interrupção de energia em Nova Friburgo registrado nos últimos cinco anos. Isso representa redução de 30% nas interrupções se compararmos ao resultado médio obtido no primeiro semestre dos anos anteriores, o que significa também um índice de disponibilidade de energia aos friburguenses foi de 99,9% ao longo do período.

A qualidade do fornecimento de energia é medida por dois indicadores monitorados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Eles medem a frequência (FEC) – quantas vezes, em média, um cliente fica sem energia durante um ano – e a duração (DEC) das interrupções de energia – quanto tempo, em média, um cliente fica sem energia durante um ano. Os resultados da Energisa Nova Friburgo são recordes nos últimos cinco anos e estão abaixo dos índices exigidos pela Aneel.

 “Esse é um recorde para a empresa nos últimos cinco anos. Na prática, significa que as interrupções de energia aconteceram em menor quantidade e, quando aconteceram, duraram menos tempo. Esse resultado é atribuído aos constantes investimentos na rede e ao trabalho das equipes, em ações preventivas, como podas de árvores e limpeza de faixa mecanizada, entre outras manutenções na rede. Intensificamos também as ações preventivas durante o período seco e temos um plano de contingência bastante estruturado para atuação durante os períodos chuvosos, que contribuem para a manutenção dos bons resultados atingidos”, explica Anderson Rabelo, gerente de Operações da concessionária de energia elétrica.  

Antônio Renato, coordenador de Qualidade da Energia, complementa: “temos um sistema moderno, que permite efetuarmos manobras de forma automática ou remota no sistema, fundamental para restabelecer a energia em menor tempo quando acontecer algum problema na rede. O sistema elétrico conta com equipamentos inteligentes, como religadores e self-healing, para o restabelecimento automático da energia sem necessidade de interferência humana. Em caso de colisões de veículos em postes, queda de raios, árvores ou queimadas, por exemplo, é possível isolar automaticamente o trecho com defeito e fazer a transferência dos clientes para outra fonte de fornecimento de energia”, observa.

Religador

Toda essa disponibilidade do sistema garante o fornecimento de uma energia elétrica de qualidade e oferece condições necessárias para a expansão e desenvolvimento das atividades econômicas de Nova Friburgo. O diretor-presidente da Energisa, Eduardo Mantovani, ressalta o compromisso da empresa em promover a transformação do sistema elétrico como forma de impulsionar o desenvolvimento sustentável do município.

“Temos um sistema mais robusto, com flexibilidade e dimensionado para que as cidades onde atuamos, como Nova Friburgo, possam se desenvolver. Assim como um time capacitado, engajado e preparado para atender a cada dia melhor nossos clientes. Além disso, temos ciência da nossa responsabilidade social e desenvolvemos ações e parcerias para contribuir com a sociedade e ter um lugar cada vez melhor para as pessoas trabalharem. Em um ano marcado pelos impactos da pandemia da Covid-19, nosso maior desafio foi adotar medidas para a preservação da saúde de nossos colaboradores e clientes, de forma a manter a prestação do serviço essencial. Continuar a trajetória de melhoria em um ano tão difícil e atingir uma marca tão expressiva mostra nosso compromisso com a sociedade”, afirma Mantovani.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: