Enem: confira horários e o que muda no 2º dia de provas

Uma das novidades é que as provas terminarão meia hora mais cedo do que o primeiro dia, às 18h30
sexta-feira, 08 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Neste domingo, 10, é o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando os candidatos vão encarar 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza, que inclui as disciplinas física, química e biologia. Uma das novidades deste 2º dia é que as provas terminarão meia hora mais cedo do que no primeiro dia. Sendo assim, a aplicação das provas acontecerá das 13h30 às 18h30. Os portões dos locais de prova também devem abrir às 12h e fechar às 13h. Novamente, a recomendação é que os participantes cheguem aos locais com antecedência.

Na primeira etapa do exame, aplicada no último domingo, 3, mais de 4,3 milhões de candidatos responderam questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, que compreende História, Geografia, Filosofia e Sociologia; mais a redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Embora a prova deste domingo seja de exatas, área que exige cálculos, é fundamental que os estudantes dominem conceitos dos fenômenos para chegar às respostas.

Resultados só no ano que vem

As provas deste domingo serão aplicadas nos mesmos endereços da semana passada em 1.753 municípios, inclusive Nova Friburgo. Para entrar nos locais do exame, os candidatos precisam apresentar um documento de identificação, as versões digitais de CNH ou identidade são aceitas. Os cartões de respostas devem ser preenchidos com caneta esferográfica preta fabricada em material transparente.

Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, como celulares, tablets, pulseiras e relógios inteligentes. No último domingo, cerca de cinco mil candidatos foram eliminados por estarem com equipamentos eletrônicos, saírem antes do horário permitido ou não respeitarem as orientações dos fiscais. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados pelo Ministério da Educação no próximo dia 20. Já os resultados individuais dos alunos sairão somente em 13 de janeiro de 2025.

O que deve cair nas provas 

Nas provas de Ciências da Natureza, o exame abordará conteúdos dessas matérias com foco em conceitos e aplicações que se conectam a contextos práticos e à realidade do cotidiano. Em Química, assuntos como ligações químicas, estequiometria e transformações de matéria. Na área da Física, conceitos de mecânica, eletromagnetismo e óptica, enquanto a prova de Biologia, abordará temas como ecologia, genética e sistemas do corpo humano.

Já em Matemática, o Enem deve valorizar conteúdos como álgebra, geometria, análise combinatória e estatística, abordando tanto questões de cálculo quanto de interpretação de dados.

Policiamento

 A Secretaria estadual de Polícia Militar do Rio de Janeiro anunciou que irá mobilizar 4.200 agentes para o segundo dia de provas do Enem nos municípios fluminenses. Serão 700 locais de provas na Região Metropolitana e no interior. Por determinação do comando da corporação, serão empregadas mais de 920 viaturas e um helicóptero que irá realizar sobrevoos nas cidades que vão receber os candidatos ao exame.

Elaborado pela Subsecretaria de Gestão Operacional da corporação, o planejamento de segurança prevê dois eixos principais: escolta das provas (ida e volta) e patrulhamento ostensivo em vias públicas e modais de transporte nos 52 municípios onde o exame será aplicado. São aproximadamente 300 mil estudantes inscritos. “Nessa etapa do exame a nossa preocupação será garantir a segurança nas principais vias de acesso aos locais de prova e nos modais de transportes públicos utilizados pelos candidatos no dia do exame”, explica o secretário da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: