Empreendedorismo feminino cresce 9% no estado do Rio

Programa Sebrae Delas está com inscrições abertas
sexta-feira, 08 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Em comparação aos homens, as mulheres empreendedoras gastam quase três vezes mais tempo diário com a família e afazeres domésticos. Levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados da Pnad-C, indica que o Estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 9% de novos negócios criados por mulheres, enquanto esse crescimento para os homens foi de apenas 3%. O estado conta com 2,5 milhões de empreendedores, sendo 62% homens (1,5 milhão) e 38% mulheres (964,3 mil), tornando o Rio de Janeiro o estado com maior percentual de mulheres donas de negócios do país.

Dentro do empreendedorismo, 68% das donas de pequenos negócios estão no setor de serviços, com destaque para educação e saúde; alojamento e alimentação; comunicação e setor financeiro. Elas também empreendem no comércio (21%), indústria (10%), agropecuária (1%) e construção (1%). “O empreendedorismo feminino contribui para a construção de uma sociedade mais justa. Uma liderança feminina empodera, inspira e influencia outras mulheres. Elas são mais estudiosas e mais dispostas a buscar melhorias para as suas empresas”, explica Renata Roqui, gestora estadual do programa Sebrae Delas e analista do Sebrae Rio.

Para apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino, o Sebrae Rio abre inscrições para o programa Sebrae Delas, uma iniciativa que pretende atender 350 empreendedores, que vai contar com cerca de 50 horas de capacitações entre os meses de maio e novembro focadas em fortalecimento das habilidades comportamentais; gestão de marca; finanças; processos; marketing digital e gestão comercial; além de encontros de networking, sessão de negócios e até 20 horas de consultoria. As inscrições podem ser feitas por aqui

“Muito mais do que os resultados em volume de negócios, a iniciativa permitiu que estas mulheres descobrissem e vivessem o cotidiano do empreendedorismo: o desafio, a necessidade de se superar continuamente e a busca pela inovação. Possibilitou ainda que elas se vissem como protagonistas da sua vida e dos seus negócios para irem além de qualquer limite imposto a elas. Elas se superaram e isso impactou em seus negócios e no todo. O programa busca tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, além de promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino”, destaca Renata.

O Sebrae Delas tem subsídio do Sebrae Rio entre 85% e 90%. Para a microempreendedora individual o pagamento será de R$ 150 e para quem é dona de uma microempresa ou empresa de pequeno porte, o valor ficará R$ 350, que podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Mulheres administram metade das franquias

Conforme dados do Sebrae, metade das unidades franqueadas brasileiras são geridas por mulheres. As empreendedoras são bastante elogiadas pelas franqueadoras, as redes que concedem a elas o direito de uso de suas marcas: para a maioria das bandeiras associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias comandadas por mulheres têm desempenho superior àquelas geridas por homens e não há segmentos em que elas não possam atuar com desenvoltura. 

“As mulheres têm a habilidade de gerir pessoas e, sendo o franchising um sistema de gestão de pessoas, ele foi feito sob medida para elas. Captar colaboradores, treiná-los e lidar com eles no dia a dia é natural para elas, que conseguem manter equipes mais harmônicas e produtivas”, explica Thais Kurita, advogada especializada em Franchising e Varejo, que há 20 anos atua com as maiores franqueadoras brasileiras.

Segundo dados do IBGE, 55% das mulheres empreenderam por necessidade, enquanto 40% o fizeram pela oportunidade apresentada. Para Priscilia Queiroz, CEO da Rede Mulheres Que Decidem (RMQD) uma escola de negócios que capacita mulheres para empreenderem, especialmente na área de vendas, as mulheres empreendem mais à medida que o mercado de trabalho oferece menos oportunidades igualitárias e, justamente por isso, é fundamental que elas se capacitem. 

“Em negócios independentes ou franquias, as empreendedoras precisam de treinamentos constantes para desenvolver habilidades de vendas, gestão financeira, gestão de pessoas, marketing e todas as áreas que potencializem seus negócios. Sem esse desenvolvimento, é praticamente impossível que o negócio gere a renda necessária para que elas vivam dignamente do empreendimento”, alerta.

Foi justamente por isso que Márcia Gomes di Giorno optou, há sete anos, pela franquia de uma rede que oferece comida caseira na caixinha. Márcia era comissária de bordo e, ao decidir ser mãe, preferiu empreender e gerenciar seu tempo na educação do filho. 

“Com tantos voos internacionais e rotina atribulada, eu mal veria meu filho crescer. A maternidade foi uma opção planejada e muito desejada e a franquia veio para também manter meu desejo de ser uma profissional realizada, porque a mulher desempenha diversos papeis na sociedade e é possível realizar todos eles”, comenta.

Tendências e inspirações para donas de negócios

  • Trabalhe com storytelling e personalização

  • Atenda a públicos diversos, trabalhando a inclusão

  • Esteja presente nas redes, dialogando com tutores 

  • Crie produtos e serviços, entendendo a dor do cliente

Sobre o “Delas”

Criado em 2019, o projeto Sebrae Delas nasceu do objetivo de tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, além de promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino.  

Na última quinta-feira, 7, por exemplo, aconteceu o evento de lançamento do Sebrae Delas, um encontro de networking e integração entre participantes de outras edições do programa. O evento contou com a participação de 400 donas de pequenos negócios.

Desde sua criação, foram atendidas mais de nove mil empreendedoras no estado do Rio, que por meio das capacitações melhoraram a gestão dos negócios, tiveram aumento do faturamento de suas empresas, diversificaram seus produtos e fortaleceram suas habilidades comportamentais.

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