O que é a educação ambiental? De acordo com a lei nº 9.795/1999 que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, a matéria é o conjunto de “
processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”.
Os jovens precisam aprender a racionalizar os recursos e a contribuir com seu grãozinho de areia na luta contra as mudanças climáticas
Um dos objetivos é incentivar a “participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania”.
Se a consciência ambiental começar nas escolas, não só esse como os outros objetivos firmados pela política nacional podem se tornar valores inegociáveis para as futuras gerações.
Etapa-chave
A educação ambiental deve começar na escola. O destino do planeta está nas mãos das crianças, por isso é importante que, desde pequenas, elas conheçam a história de seu país, dos primeiros habitantes da terra onde hoje vivemos, que aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com seu grãozinho de areia na luta contra as mudanças climáticas.
O ensino primário é uma etapa-chave no desenvolvimento da conduta, da consciência social e da solidariedade. Devemos aprender valores e comportamentos que nos acompanharão na idade adulta e nos definirão como cidadãos. Por isso, é importante promover o interesse dos alunos em saber, preservar e proteger o meio ambiente desde esta primeira etapa.
Um de seus objetivos é fazer com que os alunos cuidem da natureza como parte da vida delas, em vez de se limitarem a estudá-la, e desenvolvam uma mentalidade ecológica firme para enfrentar os atuais desafios ambientais através da participação e do compromisso.
Em 2017, a Universidade de Stanford (California/EUA) analisou a forma como essa disciplina beneficia os estudantes, desde o ensino infantil até o ensino médio. Depois de consultar mais de uma centena de estudos científicos publicados entre 1994 e 2013 por outras instituições sobre esse assunto, eles concluíram que 83% dos estudantes melhoraram seu comportamento ecológico e 98% ampliaram seu conhecimento em outras matérias como matemática e ciências.
Líderes de amanhã
A necessidade da inclusão da educação ambiental nas escolas é uma demanda da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Irina Bokova, diretora da agência, fez uma declaração durante o IX Congresso Mundial de Educação Ambiental (WEEC), realizado na cidade canadense de Vancouver, em 2017, para ratificar essa necessidade.
De acordo com a Unesco, os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são: conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais; fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente; desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca;
e ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.
A educação das novas gerações é de responsabilidade de todos, e não só dos pais. As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã e terão que lidar com grandes desafios — como o aquecimento global ou o estresse hídrico — e tomar decisões cruciais para a humanidade. O futuro está em suas mãos!
(Fontes: www.iberdrola & blog.eadplataforma.com)
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