Educa Week 2021: maior evento de educação do Brasil chega à sua 6ª edição

sexta-feira, 15 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Educa Week 2021: maior evento de educação do Brasil chega à sua 6ª edição

Começa nesta segunda-feira, 18, e encerra no sábado, 23, a sexta edição do Educa Week 2021 com o objetivo de apontar caminhos para os atuais desafios da educação básica no Brasil, priorizando o desenvolvimento das competências da formação cidadã e profissional dos estudantes. 

A ideia do evento é debater o futuro da educação no Brasil, promovendo conexões e trocas de experiências, com a finalidade de melhorar o ensino e a aprendizagem no país. Serão realizados 36 painéis, com a participação de cerca de 150 especialistas, entre líderes do setor, autoridades e educadores, que discutirão a necessidade de inovação, com temas pautados nas novas demandas educacionais, geradas e impulsionadas pela pandemia. 

“É o momento de somarmos forças para juntos alavancarmos a educação no Brasil, principalmente neste momento de retomada”, diz Marcos Talarico, CEO do Educa Week.

O encontro será totalmente online, gratuito e transmitido ao vivo, diariamente, pelo YouTube, entre 8h30 e 21 horas. Para acompanhar os painéis de discussão, que acontecem durante uma semana inteira e são abertos a toda a população, basta acessar www.educaweek.com.br.

Participantes

O evento contará com a participação de nomes de expressão nacional e internacional, como a Dra. Jo Boaler; docente da Universidade de Stanford; Linda Nathan, da Universidade de Harvard; Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde; e os congressistas e ativistas pela Educação, Tabata Amaral, Israel Batista, Felipe Rigoni e Alessandro Vieira, além da presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães, e de secretários estaduais de educação, como Rossieli Soares da Silva (São Paulo), e dos prefeitos João Campos (Recife) e Eduardo Paes (Rio de Janeiro).   

Já o time de especialistas da esfera privada e de organizações não governamentais inclui CEOs e diretores e executivos dos maiores grupos educacionais do Brasil, como Tânia Cosentino, CEO da Microsoft; Mário Ghio, presidente da Somos Educação; Ana Maria Diniz, presidente do conselho do Instituto Península; Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil; Bruno Elias, CEO da Eleva Educação; Ari de Sá, CEO da Arco Educação; Guilherme Henrique de Campli Martins, CEO da Playkids; Pasi Loman, presidente da Seppo; e Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações educacionais da SAS Plataforma de Educação.

Dois importantes fóruns de discussão estão programados: o Fórum Nacional para a Educação Pública de Qualidade, na quinta-feira, dia 21, e o “The World High School”, grupo internacional dedicado a compartilhar as melhores práticas realizadas em escolas de ponta dos Estados Unidos, China, Reino Unido, Finlândia e Chile.

Novo Enem e  transformação digital nas escolas

O Educa Week 2021 é dividido em eixos temáticos. São eles: “Novas rotas pedagógicas (dia 18); Gestão escolar e tecnologia educacional (19), Escolas e pós pandemia (20), Educação pública de qualidade (21), O mundo educacional no século 21 (22) e Edtech day (23). 

Estão agendadas também pautas urgentes como: “Abertura: as escolas e o pós pandemia”; “Os desafios da implantação do Ensino Médio nas escolas públicas”; “Como as escolas estão superando graves impactos socioemocionais pós pandemia”; “Transformação digital: o que aprendemos com a pandemia”; “Diversidade e inclusão nas escolas”; “Os desafios para ensinar, frente a um estudante nativo digital”; “O papel das avaliações diante das tecnologias e métricas do ensino virtual”; “Multilinguismo, bilinguismo e programas internacionais”;  “O desafios de preparar os estudantes para os processos seletivos diferenciados do ensino superior”; “Fusões e aquisições”; “Gestão Escolar”, entre outros.

Saúde mental

Após um ano e meio de pandemia, a curadoria do Educa Week também dá atenção especial ao tema da saúde mental. “É fundamental priorizar a humanização nas práticas, resgatando o espaço sociocultural da escola para alunos e famílias, para se diminuir os impactos socioemocionais do atual período”, explica Ismael Rocha, diretor acadêmico do Institute of Technology and Education (Iteduc) e curador do Educa Week.

E deverá tratar da situação crítica das escolas públicas que precisaram se adaptar para atender às novas diretrizes do governo, porém, contam com recursos escassos para seu aparelhamento. Na área da gestão escolar, o debate acontecerá em torno das novas demandas que surgiram após o fechamento das instituições de ensino, quando passou a haver necessidade de readaptação de toda a estrutura escolar.

Prêmio  Destaque Educação 2021

Em sua terceira edição, a premiação reconhecerá experiências que exercitem o tema “O olhar inovador para as demandas educacionais”. O Destaque Educação foi idealizado para identificar e reconhecer experiências de sucesso na área, dando visibilidade a iniciativa de professores, coordenadores e diretores que tem como missão promover melhoria no aprendizado e na vida de alunos, pais e colaboradores de escolas públicas e privadas. Professores individuais, coordenadores, diretores de escola. “Esse prêmio vai dar visibilidade para as práticas pedagógicas que geraram transformações reais na vida dos estudantes, desde o início da pandemia da covid-19”, explicou Rocha. 

Espaço de Trocas das  Melhores Práticas das Escolas

Haverá também o Espaço de Trocas, canal que irá destacar as melhores práticas pedagógicas implantadas de 2019 para cá, visando oferecer um painel bastante contemporâneo de modelos pedagógicos vencedores, seja no presencial, virtual ou híbrido. “O objetivo do espaço é inspirar outros educadores e somar forças para ajudar a transformar a educação no Brasil, neste momento de retomada”, ressaltou Rocha.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: