Dois incêndios no último domingo em Nova Friburgo

Ocorrências nos distritos de Amparo e Conselheiro Paulino não tiveram vítimas
segunda-feira, 06 de fevereiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro/Arquivo AVS)
(Fotos: Henrique Pinheiro/Arquivo AVS)

Equipes do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Nova Friburgo  foram acionados na tarde do último domingo, 5, para conter dois incêndios nos distritos de Amparo e Conselheiro Paulino. De acordo com a assessoria de comunicação da corporação militar, nas duas ocorrências não houve vítimas. Em Amparo, o incêndio atingiu um imóvel na Rua Laudelino da Costa, no loteamento Jardim do Éden. Os bombeiros foram acionados por volta das 16h e concluíram os trabalhos às 20h. 

Segundo informações publicadas em redes sociais, há a suspeita que a causa do incêndio tenha sido a queda de um raio, mas a assessoria do Corpo de Bombeiros ainda não informou o que teria motivado o incêndio no imóvel. divulgou a causa. 

Já em Conselheiro Paulino, os bombeiros foram acionados às 14h30 para conter as chamas em um imóvel na Rua Joaquim da Rosa Pinheiro, cujo trabalho foi encerrado cinco horas e meia depois. A causa do incêndio também não foi divulgada.

Mais de 137 mil raios no ano passado 

A concessionária de energia elétrica Enel, que atende a maioria dos municípios do estado do Rio, inclusive, parte da zona rural de Nova Friburgo, contabilizou, por meio do serviço contratado de Monitoramento Climático do Climatempo, 137.363 raios nuvem-solo (que atinge o chão) em toda a sua área de concessão em 2022. As regiões mais atingidas foram Macaé (35.242 raios), Campos (26.309) e Região Sul (20.038). Em seguida, aparecem a Região Serrana (18.218), Magé (18.127), Região dos Lagos (11.530), São Gonçalo (6.821) e Niterói (1.078). 

(Foto: Pexels)

A queda de raios no estado aumentou 10% em relação ao mesmo período de 2021. Ainda segundo dados da Climatempo, o Rio de Janeiro é o estado com a maior densidade de raios/quilômetros quadrados, alcançando a marca de 24 raios/km² no período de 2018 a 2022.

Além de chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas, o Serviço de Monitoramento e Alerta auxilia na indicação de possíveis ocorrências, possibilitando o monitoramento de técnicos e engenheiros. Esse trabalho é realizado a partir de satélites, com dados em tempo real fornecidos pelo Climatempo, e serve para o planejamento e a mobilização das equipes, minimizando o tempo de restabelecimento em caso de interrupção no fornecimento de energia.

Cuidados em casa durante temporais

  • Evitar usar celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;

  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

  • Evitar consertos de instalações elétricas;

  • Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante temporais

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: