Moradores do Estado do Rio de Janeiro que têm dúvidas sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e não sabem se podem ou não receber o auxílio emergencial de R$ 600 por três meses liberados pelo Governo Federal podem buscar ajuda através do serviço de atendimento gratuito por telefone Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 023 4567). O serviço criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos foi lançado semana passada e funciona 24 horas por dia.
Famílias de baixa renda ou nas faixas de pobreza e extrema pobreza que estiverem no CadÚnico terão direito às cestas básicas que o Governo do Estado passará a distribuir dentro do Mutirão Humanitário, como parte das ações para enfrentamento dos impactos sociais causados pela pandemia do novo coronavírus. Estar inscrito no CadÚnico também é o principal requisito para famílias em vulnerabilidade social terem acesso a benefícios federais, como o Bolsa Família e o recém-criado Auxílio Emergencial de R$ 600.
O Disque Cidadania recebe também denúncias de violação de todos os direitos humanos garantidos por lei, como casos de preconceito, assédio sexual, LGBTIfobia, racismo, entre outros.
Deixe o seu comentário