Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) procuraram A VOZ DA SERRA nesta terça-feira, 3, para denunciar que não estão conseguindo marcar exames laboratoriais nos postos de saúde de Nova Friburgo através do Sistema de Regulação (Sisreg).
“O funcionário do posto relatou que a cota para a realização de exames teria se esgotado e para retomar a marcação de novos exames a prefeitura teria que renovar o contrato com os laboratórios conveniados, o que acontece através de licitações, um processo burocrático e, por vezes, demorado”, disse o paciente, indignado. Outro leitor observou que a demora para marcação de exames pode ser prejudicial para a saúde dos pacientes, pois através dos exames podem ser detectadas doenças ainda em fase inicial, o que facilita o tratamento. “Isso é um desrespeito com a população. No ano passado também houve o mesmo problema. Esperam a cota acabar e aí o povo tem que gritar para que seja tomada uma providência. E isso demora meses. O pior é que nem todo mundo tem condições de pagar por esses exames.Alguns são caros demais”, desabafou outro paciente que procurou o jornal na manhã desta terça-feira.
A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo para repercutir a denúncia dos pacientes do SUS, mas até o momento não obtivemos retorno.
Deixe o seu comentário