Dificuldades para marcação de exames laboratoriais pelo SUS

“Cota de exames teria se esgotado”, relata leitor
terça-feira, 03 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) procuraram A VOZ DA SERRA nesta terça-feira, 3, para denunciar que não estão conseguindo marcar exames laboratoriais nos postos de saúde de Nova Friburgo através do Sistema de Regulação (Sisreg). 

“O funcionário do posto relatou que a cota para a realização de exames teria se esgotado e para retomar a marcação de novos exames a prefeitura teria que renovar o contrato com os laboratórios conveniados, o que acontece através de licitações, um processo burocrático e, por vezes, demorado”, disse o paciente, indignado. Outro leitor observou que a demora para marcação de exames pode ser prejudicial para a saúde dos pacientes, pois através dos exames podem ser detectadas doenças ainda em fase inicial, o que facilita o tratamento. “Isso é um desrespeito com a população. No ano passado também houve o mesmo problema. Esperam a cota acabar e aí o povo tem que gritar para que seja tomada uma providência. E isso demora meses. O pior é que nem todo mundo tem condições de pagar por esses exames.Alguns são caros demais”, desabafou outro paciente que procurou o jornal na manhã desta terça-feira.    

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo para repercutir a denúncia dos pacientes do SUS, mas até o momento não obtivemos retorno. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: