O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, cresce a cada ano e não se resume mais em apenas um dia: ele costuma movimentar uma semana inteira com ofertas em grandes redes de magazines e supermercados. Já conhecida como Black Friday do primeiro semestre, o Dia do Consumidor vem ficando cada vez mais popular e crescendo no gosto dos brasileiros.
Segundo pesquisa de intenção de compras feita pela empresas Social Miner e Opinion Box, em 2019, apenas 46,9% das pessoas conheciam a data. Em 2020, esse número subiu para 64,1% e tende a aumentar nos próximos anos.
E o que deve crescer também é o número de usuários comprando no Dia do Consumidor. Essa mesma pesquisa indica que, em 2019, o volume de vendas no dia 15 de março, quando é celebrada a data, foi 76,53% maior do que a média dos demais dias do primeiro trimestre. E a boa notícia é que neste ano 54,3% dos entrevistados pretendem aproveitar a data também.
Chama a atenção que, entre as pessoas entrevistadas no estudo, 47,80% dizem que preferem pesquisar e fazer compras online, o que mostra a importância do Dia do Consumidor no e-commerce. Entre as categorias que devem fazer sucesso no Dia do Consumidor ns compras pela internet estão a de eletrônicos e informática (43,20%), eletrodomésticos e eletroportáteis (38,20%), moda e acessórios (36,20%) e beleza (26,80%). Para os clientes, o preço, as promoções e o valor do frete são aspectos cruciais para comprar nesta data.
Compare os preços
Comparadores de preços são sempre uma ótima opção para se certificar de que se está fazendo um bom negócio. No Google Shopping, por exemplo, é possível fazer buscas por itens específicos ou categorias. A ferramenta permite ainda filtrar produtos por faixa de preço ou lançamentos.
Antes de finalizar a compra é recomendável checar a reputação da loja online no site de proteção ao consumidor Reclame aqui. Verificar as solicitações mais recorrentes na loja e se há registro de alguma ocorrência grave também é outra dica importante. Também é possível consultar pelo aplicativo disponível para Android e iOS. Verifique sempre as informações de contato da loja, que devem estar em destaque. É preciso que apresente nome e CNPJ, com endereços físico e eletrônico.
Segurança do site
Em caso de compra online, verifique a segurança do site. Evite links enviados por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagem. A maneira ideal é digitar o endereço eletrônico da loja no navegador do computador ou do celular e não entrar pelo link fornecido.
Mesmo que confie em quem lhe enviou o link, o internauta deve passar o mouse sobre dele para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o verdadeiro.
Ao acessar o site da loja, verifique se o endereço eletrônico usa o protocolo https e se é exibido o ícone de um cadeado fechado. Ao clicar em cima desse cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.
Mantenha também o computador, o tablet ou o celular protegido com senhas, e tenha sempre antivírus e firewall atualizados. Evite também redes wi-fi abertas, pois são menos seguras.
Guarde prints das páginas
Capture as telas de todas as comunicações eventualmente feitas com o site e guarde imagens da publicidade, confirmação de pedido e de pagamento, e código de localização, além de e-mails que ofertem um produto. É uma garantia caso tenha que reclamar de uma promoção que não foi cumprida. Exija a nota fiscal e todos os comprovantes de pagamento, entrega e montagem.
Procure sempre saber sobre as condições de entrega e sobre o valor cobrado de frete. O Procon-RJ lembra que, no Estado do Rio, há uma lei que garante ao consumidor o direito de escolher o turno (manhã, tarde ou noite) de entrega do produto.
Direito de arrependimento
No caso de compras pela internet, por telefone, por venda de porta em porta ou por catálogo, o comprador precisa saber que o prazo para desistência da compra é de sete dias, contados a partir da aquisição do produto ou do recebimento. Esse direito é garantido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não há necessidade de apresentar um motivo para cancelar a compra.
Reclamações
O Procon-RJ recebe reclamações em Nova Friburgo na Avenida Alberto Braune, 223 (antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da prefeitura); pelo site www.procononline.rj.gov.br ou pelo aplicativo “Procon RJ”. O consumidor também pode esclarecer dúvidas e fazer denúncias pelo telefone 151.
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