Dia do Amigo: um novo jeito de manter contato

Amigos realizam videochamadas para matar a saudade dos beijos e abraços
domingo, 19 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Dia do Amigo: um novo jeito de manter contato

O Dia Internacional da Amizade ou o “Dia do amigo” é comemorado oficialmente em 20 de julho, com o objetivo principal de celebrar a amizade, e incentivar o sentimento de fraternidade entre os ciclos de relacionamentos e povos de diversas nações. Por conta da pandemia, eventos como festas, shows, locais propícios para reuniões sociais, tiveram de ser suspensos e com isso muita gente recorreu a tecnologia para matar a saudade em modo virtual. São os novos tempos de amizade que serão mais uma vez celebradas nesta segunda-feira.

Em Nova Friburgo, diversas pessoas aderiram às videochamadas para transferir o famoso papo de boteco para a mesa da sala de casa ou no próprio quarto. As reuniões virtuais, cada vez mais adaptadas às novas realidades contam até mesmo com a produção de maquiagem e escolha de “roupas de sair”. Veja o depoimento de algumas pessoas que se encontram virtualmente em tempos de coronavírus.

Ana Julia Freire

“Eu tenho um grupo de amigos e estamos tentando marcar um encontro on-line desde o início da quarentena e não conseguimos. O engraçado é que a gente também tinha dificuldade em marcar um encontro presencial, antes da pandemia. Era sempre aquela máxima de ‘Vamos marcar’, mas ninguém podia. Com outros grupos de amigos tenho conseguido me reunir. Tenho uma amiga que encontro toda semana. A gente fica pelo menos uma hora conversando. Aproveitamos esse tempo para fazer um grupo de estudo já que somos psicólogas e temos a mesma linha de abordagem. Particularmente não tenho muita paciência para ficar em rede social por muito tempo, então meia hora no máximo já está bom (risos), ainda mais se tem mais de uma pessoa. Geralmente tem alguém enrolado com câmera ou áudio, eu mesma me enrolo com áudio e preciso estar sempre com o fone de ouvido, senão fica ruim. Como não podemos estar juntos, o encontro on-line se torna uma opção.”

Fabrício Brito

“A gente não pode deixar de pensar que os meios de comunicação nos ajudam a sermos presentes na vida de quem a gente gosta. Eu tenho me comunicado muitas vezes por chamada de vídeo com amigos e esses encontros tem sido muito agradáveis e importantes para tornar o dia mais leve. Foi estranho no início a gente se encontrar sem dar o tão esperado abraço e os três beijos, colocar aquela roupa especial. Os dias foram se passando e esses encontros foram cada vez mais elaborados: trilha sonora, drinks e até ‘roupa de sair’. Faz bem à nossa saúde. Essa é a nova realidade e diante disso tudo o que nos deixa ansioso é a chegada do dia para nos abraçarmos. E viva a tecnologia, isso tudo vai passar.”

Michelly Felício

“O distanciamento social acabou com a nossa mente e as reuniões sempre amenizam a situação. Fiz dois tipos de reunião: com meus amigos para falar de assuntos particulares e com o Império das Negas, que é o projeto que eu estou à frente, nesse projeto as reuniões por mais que sejam para tratar assuntos de negritude sempre tem a questão da amizade, pois em uma luta como essa, as pessoas ao seu redor são amigos que sentem na pele literalmente a mesma dor que você. Se a galera se enrolou com os aplicativos? Lógico (risos). Sempre tem um com a câmera travada, áudio desligado, câmera de cabeça para baixo, internet ruim e os que não sabem ‘como ligar essa porcaria’. Tá muito difícil viver uma pandemia, mas esses aplicativos ajudaram muito amenizar a saudade.”

Priscila Mengali

“No início achei bem tranquilo utilizar as videochamadas para falar com meus amigos e de certa forma isso aliviar a ausência deles. Ficávamos entre uma a duas horas conversando, isso contribuiu bastante com o meu bem-estar, não me sentia mais tão sozinha. Mas depois comecei a sentir bastante falta dos encontros com eles, de poder abraçar, ficar juntinhos numa mesa de bar ou em alguma social na casa de alguém, na verdade, estou sentindo muita falta. Por mais que haja interação entre a gente com as vídeo chamadas, não é a mesma coisa. Não dá pra substituir de jeito nenhum.”

Pedro Mineiro

“Eu já tive vários encontros virtuais com meus amigos durante essa pandemia, boa parte das vezes era só para bater papo e tomar umas cervejas. Fazemos isso com frequência para reaproximar alguns amigos que estão distantes e mais ausentes – uma boa estratégia, acredito. A gente combina uma partida de algum jogo on-line e sempre fica muito divertido.”

 

Amigo é coisa para se guardar

A criação do Dia Internacional da Amizade, ou o Dia do Amigo ficou conhecida mundialmente como Dia da Amizade na Argentina, por causa do médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Inspirado na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas, desejando instituir o “Dia da Amizade. Febbraro considerava a chegada do homem à lua a demonstração perfeita de que, se o homem se unisse com seus semelhantes, não existira objetivos impossíveis.

Brasil, Uruguai, Argentina e Chile seguem sendo os países da América Latina que, apesar da sugestão da Assembleia Geral das Nações Unidas de que todos os países-membros celebrassem o Dia Internacional da Amizade, ou Dia do Amigo, no dia 30 de julho, permaneceram comemorando a data no dia 20. A escolha da data pela ONU foi impulsionada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha que visava à difusão da cultura de paz ao realçar a importância da boa convivência entre os povos, valorizando e solidificando a amizade e a fraternidade.

Amizades que sobrevivem a distância

Em tempos de pandemia, sobrevivemos ao isolamento social muitas vezes longe de familiares, amigos e colegas. Algumas pessoas ainda conseguem ter mais contato, pois moram juntos ou perto, mas muitos não se veem há meses. Outros antes mesmo da pandemia, já mantinham o relacionamento à distância.

Em meio ao isolamento, a realidade virtual tem sido o que mais aproxima as pessoas ultimamente. Amigos que só se falam pela internet e moram a quilômetros de distância entendem bem o sentimento de conviver com a separação física e mesmo assim serem amigos para todas as horas. É o caso de Letícia Medeiros, moradora do Perissê e estudante de jornalismo. Hoje, com 21 anos, ela conta que há sete é amiga de Camilla, de 22 anos, moradora de Recife.

“A gente se conheceu na internet, através do twitter e viramos amigas por causa de gostos em comum que tínhamos na adolescência. Antes nossos gostos em comum se resumiam a uma banda, mas conforme o tempo foi passando, descobrimos outras coisas, como o amor pelo mesmo curso de graduação, livros, filmes, coisas rotineiras do dia a dia”, disse. As duas se comunicam através do WhatsApp, por mensagens e chamadas de vídeo. Assistem filmes juntas na Netflix, lives, fazem maratona de séries, coisas normais de toda amizade, tudo via celular.

A experiência de imersão foi a mesma para Yuri Schuab. Também com 21 anos, o jovem conta que tem amizades virtuais e participa de fóruns, conversa sobre coisas em comum, joga seus games favoritos junto com colegas a distância. Dali o papo acaba fluindo para o WhatsApp e a amizade cresce. “Nós partimos dos fóruns para grupos, e conversamos diariamente sobre os assuntos que gostam e aleatoriedades. Mas obviamente os grupos no WhatsApp acabam sendo mais do que isso, já que também se tornam lugar de brincadeiras, distração, desabafos e conselhos”, afirmou. (colaborou a estagiária Vitória Nogueira com a supervisão de Henrique Amorim

 

Dicas para fazer com os amigos sem sair de casa

Ficar em casa já não está sendo uma tarefa fácil para os caseiros de plantão, imagina para quem é acostumado a ir a festas, bares e encontros com amigos regularmente. Não só por sentir falta da movimentação, mas principalmente pela saudade das companhias, já que o isolamento e distanciamento social propoem exatamente isso: quando menos contato físico, melhor. Entretanto, é possível socializar com os colegas e amigos queridos, sem sair de casa, de maneira 100% on-line. Basta um pouco de criatividade que as opções vão surgindo e momentos divertidos podem ser criados mesmo a distância.

Para isso, será necessário ter uma ferramenta que efetue chamadas de vídeo, já que ela é a responsável por fazer ligação entre todas as pessoas. Fica a seu critério: o FaceTime, que já vem nos iPhones, ou aplicativos como Zoom, Google Hangouts, Skype, Whatsapp, Messenger, etc, que pegam em qualquer sistema, tanto Android, como iOS.

1. Use o Netflixparty para assistir filmes e séries juntos. O Netflix Party é um jeito de assistir qualquer conteúdo da Netflix com seus amigos online. O programa sincroniza o vídeo para que comece na mesma hora para todos, além de adicionar um chat em grupo nos seus conteúdos favoritos da plataforma. is a new way to watch Netflix with your friends online. Netflix Party synchronizes video playback and adds group chat to your favorite Netflix shows.

2. Converse e jogue jogos online com seus amigos, alguns exemplos de jogos:

Gartic. O objetivo do game é adivinhar o que está sendo desenhado por outra pessoas, que podem ser desconhecidos ou colegas escolhidos. Para jogar com os amigos, é preciso fazer um cadastro e criar uma sala. O Gartic funciona tanto na versão web, na qual não é preciso fazer instalações, quanto nos aplicativos para Android e iOS.

Stop ou Adedonha online. O StopotS recria o famoso jogo de Stop (ou adedonha). No site, é possível criar uma sala com bastante facilidade, sem sequer precisar fazer um cadastro. Depois, é só enviar o link do grupo para os amigos. Com todo mundo online, é hora de ver quem acertar mais palavras em todas as categorias, que podem ser escolhidas pelo dono da sala. Além da versão para a web, também dá para jogar Stop online através do aplicativo para Android ou para iOS.

Perguntados. O famoso jogo de perguntas e respostas também é uma ótima opção para passar tempo com os amigos durante o período de isolamento social. Através do aplicativo (que tem versões para Android e iOS), os jogadores podem propor duelos com contatos. As perguntas são sobre Artes, Ciência, Esportes, Entretenimento, Geografia e História, e cada uma das áreas de conhecimento é representada por um personagem. O objetivo é desafiar os amigos e conquistar o maior número de personagens possível.

3.  Faça um vídeo chamada com um amigo enquanto vocês preparam as refeições da semana.

4. Comece um clube de receitas onde todo mundo possa usar os mesmos ingredientes ou cozinhar o mesmo prato, depois compartilhem as fotos ou até comam juntos via chamada de vídeo.

5. Comece um bom e velho clube do livro e junte os amigos que apreciam leitura para discutir o que cada um tem lido e vão ler daqui para frente. Também pode ser um clube de matérias, clube de podcasts ou clube de documentários.

6. Faça um vídeo chamada com um amigo para fazerem exercícios juntos, tem gente que detesta malhar sozinha.

7. Comece a planejar a próxima viagem em grupo, para um lugar que vocês sempre falaram em ir. Mesmo não podendo marcar uma data específica, fazer planos com amigos é sempre bom, e vocês podem criar um Google Doc de lugares específicos para visitar, onde ficar, pontos turísticos, e a época do ano que todos podem ir juntos.

8. Envie uma guloseima que seu querido (a) amigo gosta muito, de surpresa, por algum aplicativo que entrega delivery, seguindo todas as recomendações sanitárias. Com certeza o mimo vai agradar e fazer qualquer pessoa se sentir especial.

 

Curiosidades 

Mais de uma data - Além das duas datas oficiais ao redor do mundo, 20 e 30 de julho, muita gente já foi surpreendida por uma mensagem de “Feliz Dia do Amigo” no dia 18 de abril. Não estranhe, no Brasil, esse dia também foi incorporado no calendário dos “dias” dedicados a amizade. A verdade é que celebrar a amizade e a vida dos nossos amigos nunca é demais, não existe dia para expressar aos amigos queridos o quanto eles deixam sua vida mais feliz. A data mais consagrada no Brasil, certamente é o 20 de julho, é nesse mesmo dia que nossos vizinhos latinos também comemoram suas amizades. De acordo com a ONU, a data oficial seria 30 de julho. Mas existem ainda outros países, que escolhem celebrar o dia no primeiro domingo de agosto. (Vitória Nogueira com supervisão de Henrique Amorim)

 

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Dia do Amigo