Esta quinta-feira, 13, é dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares do cristianismo. Na tradicional capelinha da Praça do Suspiro, um dos cartões postais da cidade, haverá celebrações religiosas e o funcionamento de barraquinhas de salgados, doces e refrigerantes durante todo o dia. A programação conta com missas às 8h, 10h, 12h, 15h (esta celebrada pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci), 17h e 19h, esta última seguida de procissão pelos arredores da Praça do Suspiro. Durante todo o dia as barraquinhas de delícias e o bazar da capela estarão funcionando.
A festa deste ano tem como tema “Antônio, Alegria dos Pobres com o Pão Santo”. Após todas as missas haverá a distribuição do tradicional “pãozinho de Santo Antônio” que, segundo o costume e a fé dos devotos garante a fartura em casa quando colocado em recipientes junto aos alimentos. Cerca de 30 mil pãezinhos foram doados pela rede de supermercados Casa Friburgo e foram benzidos ainda nas lojas da rede pelo padre Antônio Leão Ferreira, da capela de Santo Antônio.
A história do santo casamenteiro
Antônio, cujo nome de batismo é Fernando Antônio de Bulhões – nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Aos 19 anos, ingressou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Em 13 de junho de 1230, com apenas 36 anos, morreu em Pádua, na Itália, motivo pelo qual passou a ser conhecido como Santo Antônio de Pádua. Muitos recorrem à sua intercessão em vista de um matrimônio, com orações e promessas. Por isso, ele é conhecido também como o “santo casamenteiro”, mas é também considerado o santo protetor dos pobres e dos doentes.
Deixe o seu comentário