Dia de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, é comemorado nesta quarta

Na capela dedicada a ela, em Córrego Dantas, tem celebrações religiosas e festa
quarta-feira, 22 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Capela de Santa Rita de Cássia, na rodovia RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura do bairro Córrego Dantas, em frente a indústria Duda, terá uma programação especial e festiva nesta quarta-feira, 22, dia dedicado à Santa das Causas Impossíveis. Haverá missas às 16h, presidida pelo padre José Maria, e às 18h com o padre Marcelo Piller. Em ambas as celebrações haverá também a bênção das cadeiras de rodas, doentes, idosos, crianças e objetos devocionais. Após as missas, os fiéis de Santa Rita poderão se confraternizar na festa da padroeira em barraquinhas que irão comercializar variedades de comidas típicas, doces e refrigerantes.

A história da santa 

Santa Rita de Cássia, desde criança, demonstrava seu desejo de seguir a vida religiosa, mas foi obrigada pelo pai a casar-se. Da união com Paulo Mancini nasceram os gêmeos Giangiacomo Antonio e Paulo Maria. Após a morte do marido, vítima de assassinato, o pai de Paulo, Ferdinando Mancini, treinou os garotos para batalhar a fim de, posteriormente, vingarem a morte do pai. Na hora do confronto armado, foram pegos em emboscada. Com o objetivo de protegê-los, Rita os enviou para um convento distante. Contudo, as freiras abrigavam leprosos que transmitiram a doença aos rapazes que não sobreviveram. Viúva e sem os filhos, Rita ingressou em um mosteiro e começou a cuidar de doentes de lepra e a curar enfermos. Sua missão se estendeu por 40 anos, período em que promoveu milagres. Ela morreu em 22 de maio de 1457.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: