Descendentes do pioneiro de São Lourenço fazem encontro neste sábado

Saudoso Victorino foi o filho caçula de um dos pioneiros a chegar na região
sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Cerca de 100 descendentes de Victorino Bento Toledo, pioneiro da localidade rural de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho, se reúnem neste sábado, 28, em uma casa de festas no bairro Ypu, no 2º Encontro dos Descendentes de Victorino Toledo, que teve sua primeira edição em janeiro de 2020 e retoma as atividades neste ano, após hiato provocado pela pandemia.

O saudoso Victorino foi o filho caçula de um dos pioneiros a chegar na região de São Lourenço. Ele casou-se com Rosa Jacintha Cabral, com quem teve oito filhos. Esta foi, inclusive, a primeira das uniões entre as famílias Toledo e Cabral, muito comuns naquela região. No entanto, com a morte prematura da mulher, Victorino criou os filhos praticamente sozinho. A organização do encontro é de Fernando Cabral e Marcelo Toledo, que destacam o legado do patriarca da família. 

Victorino nasceu em 1903 e ocupou um papel muito importante na região: o de curandeiro. Por muito tempo, ele foi o único recurso médico das redondezas. Com conhecimentos em homeopatia e em ervas medicinais, tratava desde um leve mal-estar dos sitiantes e até realizava pequenas cirurgias. “Ele tinha um livro com informações sobre medicina e se guiava por ele. As pessoas o procuravam a qualquer hora e ele prontamente atendia a todos”, conta Alverina Jacintha Toledo Cabral, filha de Victorino, prestes a completar 95 anos.

Victorino teve seu nome eternizado em São Lourenço. Em 2018, a escola da localidade, que atende cerca de 100 jovens, passou a ter seu nome.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: