DER faz operação tapa buraco entre Mury e Lumiar

Além disso, duas faixas no trecho da obra de contenção de encosta no km 53 da RJ-116 foram liberadas, acabando, assim, o sistema "pare-siga" na serra
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) começou, nesta segunda-feira, 13, uma operação tapa buracos emergencial na RJ-142, a Estrada Serramar, no trecho entre os distritos friburguenses de Mury e Lumiar, com previsão de término já nesta quinta-feira, 16. Ao todo, são 12 funcionários trabalhando nesta intervenção que visa melhorar as condições da estrada que deverá receber maior fluxo de veículos nos próximos dias por causa do feriadão de carnaval. A estrada é a principal ligação de Nova Friburgo com o litoral fluminense. 

Obras também na Tere-Fri

Com relação a RJ-130, estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis,  o DER-RJ informa que a obra de recapeamento asfáltico não foi paralisada e que devido às chuvas recentes na região, os técnicos responsáveis  continuam o trabalho de tapa buracos e limpeza de drenagem na rodovia. As intervenções para substituição do pavimento já foram concluídas no trecho entre o entroncamento com a BR-116 (Rio-Bahia), em Teresópolis, e o bairro Córrego Dantas, em Nova Friburgo.

Serra da RJ-116 liberada

Na última sexta-feira, 10, as duas faixas no trecho da obra de contenção de encosta na altura do quilômetro 53 da RJ-116, na Serra dos Três Picos, entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo, foram liberadas, acabando, assim, o sistema "pare-siga". 

De acordo com o DER-RJ, nesta semana, até quinta-feira, 16, o órgão fará a instalação de redutores de velocidade para garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores que atuam na obra daquele trecho. O DER-RJ informou ainda que, eventualmente, o sistema pare-siga será utilizado quando o avanço dos serviços obrigar a circulação de máquinas, caminhões e operários nas pistas. A obra tem previsão de conclusão em maio deste ano, dependendo apenas das condições climáticas. O atraso na conclusão teve como razão as fortes chuvas que atingiram a região e a necessidade de desmonte de material rochoso, que caiu sobre o trecho da rodovia. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 9 milhões nesta intervenção.

A contenção na serra, que começou em abril do ano passado, está com 90% da obra concluída. Até o momento já foram executados a perfuração para colocação dos tirantes, remoção do material deslizado, desmonte das rochas e transporte de material e a ancoragem da estrutura de contenção, que está em andamento.

A demora para o início da obra se deu porque a responsabilidade da execução foi levada a julgamento na Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes e Rodovias do Estado (Agetransp).

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