Cuidar dos netos não faz os avós se sentirem mais jovens

Para sentirem os efeitos positivos, os avós devem ficar com os netos quando sentirem vontade, e não quando forem “obrigados”
sexta-feira, 24 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Muito se tem falado sobre o “efeito rejuvenescedor” dos netos sobre os avós. Mas uma nova pesquisa europeia sugere que as coisas não são bem assim. Cuidar das crianças pode ser bom, mas talvez seja melhor ainda se não forem suas descendentes.

Diversos estudos vêm apontando vantagens para a saúde mental e física dos idosos que cuidam de seus netos, mas nenhum investigou esses avós antes e depois do início dessa atividade. Essa é a principal diferença do estudo publicado em 2021, no The Journals of Gerontology.

A pesquisa, que avaliou mais de 7.700 alemães com idades entre 50 e 85 anos, descobriu que cuidar dos netos não fez os avós se sentirem mais jovens do que sua idade real. Foi considerada para a pesquisa a idade que as pessoas sentem que têm, refletindo seu bem-estar mental e físico.

A pesquisadora austríaca Valeria Bordone, coautora do estudo, participou, em 2016, de outra pesquisa sobre a influência dos netos nessa idade subjetiva. Na ocasião, concluiu que pessoas com mais de 65 anos que cuidam de netos se sentem pelo menos dois anos mais jovens do que sua idade. No entanto, ela mudou de posição.

“Este é o primeiro estudo a analisar as mesmas pessoas antes e depois de assumirem os cuidados infantis. Ao contrário de nossas descobertas de 2016, nosso novo estudo não encontrou efeito juvenil da transição de não ser cuidadora para se tornar cuidadora de netos para avós ou avós”, disse Valeria ao jornal “The Guardian”.

A pesquisadora considera errado atribuir uma relação de causa e efeito entre cuidar dos netos e se sentir jovem. Em vez disso, ela disse, é provável que a relação tenha mais a ver com efeitos de seleção ocultos, como traços de personalidade e valores familiares. Em suma, em vez de cuidar das crianças fazer os avós se sentirem jovens, são os avós que já se sentem jovens que cuidam mais dos netos.

A pesquisa trouxe, porém, uma descoberta inesperada: idosos que cuidam de crianças pequenas, que não são parentes, podem ter mais efeito rejuvenescedor do que cuidar dos próprios netos. A justificativa para isso, segundo Bordone disse ao jornal britânico, é que essas crianças não trazem a mesma lembrança da passagem do tempo e da velhice que os netos trazem.

“Ser avô ou avó é um lembrete poderoso do envelhecimento de uma pessoa e, como tal, é provável que afete a idade subjetiva”, afirma a pesquisadora. A geriatra e psiquiatra Roberta França afirma que, na prática, o tal rejuvenescimento no cuidado dos netos depende de como essa atividade é realizada.

“Uma coisa é estar porque quer, outra é ser obrigada a ser a babá da criança todos os dias. Quando o cuidado com os netos é uma imposição, a pessoa é obrigada pela família, isso traz questões porque ser avó não significa não ter uma vida, rotina e afazeres próprios”, diz.

A médica lembra de uma paciente que chegou chorando à consulta após ser “informada” que cuidaria dos netos todas as tardes, o que significaria o fim da sua atividade física, encontro com amigas e a obrigação de voltar para o fogão diariamente, a fim de fazer o almoço dos pequenos. Por outro lado, quando estar com o neto ou outra criança é da vontade dessa pessoa, a troca costuma ser benéfica.

“Quando é feito de forma espontânea, esse encontro de gerações é muito positivo. Os avós contam histórias, as crianças trazem novidades, como tecnologias”, diz França. (Fonte: extra.globo.com)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: