Nesta quinta-feira, 8, feriado, a Igreja Católica celebrou a solenidade Corpus Christi, que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo simbolizados na hóstia consagrada. Como acontece todos os anos, diversas igrejas e entidades friburguenses confeccionaram tapetes de sal ao longo de toda a Avenida Alberto Braune e Rua Moisés Amélio com ilustrações que remontam a símbolos religiosos com muito colorido. O trabalho é uma verdadeira obra de arte e expressa a religiosidade e a dedicação dos devotos, muitos deles, crianças das turmas de catequese das paróquias, alunos de escolas, professores e a população em geral.
A confecção dos tapetes de sal começou logo cedo, nas primeiras horas da manhã e o trabalho permaneceu em exposição durante todo o dia para a passagem solene do Santíssimo Sacramento, no fim da tarde, em procissão conduzida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci.
Durante a programação de Corpus Christi, a Igreja Católica promoveu uma ação solidária: a arrecadação de cobertores e agasalhos que serão destinados às famílias carentes assistidas pelas paróquias da Diocese, amenizando o frio rigoroso desta época do ano na Região Serrana. As doações foram feitas durante todo o dia na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, e na Igreja de São Bento Abade, no início da Rua Coronel Zamith.
A programação religiosa contou com a oração do terço, às 15h, junto ao palanque montado pela prefeitura sob o viaduto Geremias de Mattos Fontes, próximo à esquina da Rua Coronel Zamith e a Avenida Campesina Friburguense. Após o terço, às 16h, foi celebrada, no mesmo local, missa solene de Corpus Christi, presidida por Dom Ricci e a participação de todos os padres das paróquias de Nova Friburgo.
Após a missa, ocorreu a procissão do Santíssimo Sacramento sobre os tapetes de sal com bençãos aos fiéis e a Nova Friburgo, no palanque, em frente à prefeitura e na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde a solenidade será encerrada por volta das 19h.
Deixe o seu comentário