Contas de luz: bandeira vermelha deve continuar

Tarifa extra se deve à grave escassez hídrica no Brasil
sexta-feira, 20 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Na última quinta-feira,19, o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, anunciou que a tendência é de permanência da bandeira vermelha ou acionamento da bandeira amarela até o final deste ano, garantindo a permanência de tarifa extra nas contas de energia elétrica. Para ele, o Brasil está entrando em um momento de maior "estresse" para o sistema elétrico. "A estimativa não foi feita, mas há grande tendência de que a bandeira tarifária nas contas de energia permaneça, pelo menos até o final do ano", declarou em conversa com jornalistas em um evento da Frente Nacional do Consumidores de Energia (FNCE).

Otimismo 

Por outro lado, Sandroval avaliou que a situação atual para o sistema elétrico é mais confortável em relação a 2021,quando os reservatórios ficaram abaixo de 30%. Hoje estão em cerca de 50%. O Ministério de Minas e Energia (MME) estuda uma série de medidas para minimizar o impacto do período seco no fornecimento de energia no país. Uma delas é o retorno do horário de verão. Sobre esse tema, Feitosa, disse que a Aneel não recebeu, ainda nenhuma solicitação de avaliação técnica.

Entenda o caso

No último dia 4, a Aneel anunciou uma revisão na bandeira tarifária de setembro. O patamar passou de vermelho 2 para vermelho 1, um movimento que já estava previsto por fontes do setor. A nova classificação representa a cobrança adicional nas contas de R$ 4,46 a casa 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

A bandeira vermelha não era acionada desde agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos da operação do sistema reduzindo a necessidade de acionar termelétricas.

As bandeiras permitem que o consumidor tenha um papel ativo na definição de sua conta de energia, ao saber do valor adicional antes do início do mês, ele pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Com o acionamento da bandeira vermelha, a vigilância quanto ao uso responsável de energia elétrica é fundamental.

A orientação é utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico. A energia é essencial para a preservação dos recursos naturais. O sistema foi criado pela Aneel em 2015, para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores com disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

(Fontes: Agência Brasil e Aneel)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: