Comprador do Botafogo desembarca no Rio de Janeiro

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Comprador do Botafogo desembarca no Rio de Janeiro

O comprador do Botafogo, o americano John Textor, chegou ao Rio de Janeiro para prosseguir com as últimas fases da negociação com o time carioca. O bilionário está bem próximo de se tornar o dono majoritário das ações da Sociedade Anônima de Futebol criada pelo clube, já que deve comprar 90% dela.

Após diversos dias de negociações através de videoconferências, Textor resolveu vir até o Brasil para acertar os detalhes restantes do acordo. Caso ambas as partes cheguem a um consenso, o americano deve assinar a oferta vinculante e comprar o clube. Sendo que o documento deve dar cerca de 60 dias de prazo para a assinatura do acordo definitivo. No entanto, antes desse passo, o Botafogo precisa anuir um acerto na reunião do Conselho Deliberativo, que está marcada para o dia 13 de janeiro e na Assembleia Geral, no dia 14 de janeiro.

As negociações entre clube e empresário têm sido um tanto longas, e uma das principais dúvidas é o que será feito com o centro de treinamento localizado no Espaço Lonier, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que vem sendo construído com o suporte dos irmãos Walter e João Moreira Salles. 

Textor, ao longo de várias entrevistas já demonstrou apreço pelo desenvolvimento de jovens atletas, sendo que o bilionário é dono de uma academia de futebol em Miami.  Além disso, ele também é proprietário de boa parte das ações do Crystal Palace, clube que disputa o Campeonato Inglês. Durante o podcast “The Athletic Football” em novembro, o Textor relatou: “Eu já fui ao CT da base do Crystal Palace mais de 12 vezes e fui ao CT do time principal só duas vezes. E eles ficam um ao lado do outro”.

No final do ano passado, o empresário já havia assinado uma oferta não vinculante, que é um tipo de primeiro passo nesse tipo de negociação, para o futebol do Fogão se tornar uma Sociedade Anônima de Futebol. De lá para cá, executivos e advogados têm se debruçado no próximo passo, a oferta vinculante. 

A expectativa agora é que Textor injete uma boa grana no Botafogo, fazendo com que o clube carioca consiga sanar uma grande parcela de suas dívidas. Além disso, o Fogão disputará a Série A em 2022, após conseguir o acesso no ano passado, e com o retorno à elite do futebol nacional, o time deve voltar a figurar nas casas de apostas com maiores odds. Nelas, os usuários podem realizar diversos pitacos naquela rodada cheia de resultados óbvios, aumentando a margem de lucro dos apostadores que fazem palpites simples ou múltiplos, graças a essa facilidade. 

Quem é o empresário?

Textor é um empresário norte-americano que tem vários negócios ligados à mídia, inclusive ele já foi um executivo da Digital Domain, empresa especializada em efeitos especiais que trabalhou na produção de muitos longa-metragens. Em agosto de 2021, ele adquiriu uma boa parcela no Crystal Palace por 103 milhões de euros. E além do Botafogo, atualmente ele tem negociado a aquisição do RWD Molenbeek, time da segunda divisão belga, e também já tentou adquirir 25% do Benfica, de Portugal, mas não obteve sucesso.

Inicialmente, ele era um programador, mas após passar pela Digital Domain, fundou e se tornou executivo principal da fuboTV, companhia de streaming baseada nos Estados Unidos que tem como foco a distribuição esportiva e entretenimento em geral.  Sendo que em outubro de 2020, o IPO da fuboTV na Bolsa de Nova York chegou a uma avaliação de US$ 8 bilhões (aproximadamente R$ 45 bilhões).

Em 2016, a revista Forbes classificou o empresário como "guru da realidade virtual de Hollywood”, e Textor ainda é bastante famoso por defender veementemente a associação entre mídia e tecnologia. E ultimamente tem deixado em evidência sua vontade de diversificar as receitas dos clubes que adquire.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: