A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o volume de vendas do comércio varejista fluminense para este Dia dos Namorados deverá totalizar R$ 204,2 milhões. O carro-chefe das vendas associadas à data é o segmento de vestuário, calçados e acessórios, que tem a estimativa de movimentar, em todo o país, R$ 1,021 bilhão, seguido pelo segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 782 milhões).
De acordo com a CNC, o Dia dos Namorados deverá movimentar no comércio, em todo o país, R$ 2,54 bilhões em vendas. O resultado está acima do patamar pré-pandemia, que foi de R$ 2,53 bilhões em 2019. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 61% dos consumidores brasileiros pretendem presentear na data. De acordo com o levantamento, 99,7 milhões de pessoas devem ir às compras no país, um aumento de 7,6 milhões em comparação com o ano passado.
“O Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo, em termos de movimentação financeira, e é de grande importância para o comércio”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah. Em Nova Friburgo, as lojas que aderiram a um acordo coletivo firmado pelos sindicatos do comércio e dos empregados no setor, poderão funcionar até 21h neste sábado, 10, e abrirem no domingo, 11, para facilitar a compra de presentes.
Dicas do Procon
O Procon do Estado do Rio publicou uma cartilha para orientar o consumidor quanto aos cuidados a serem tomados nas compras de presentes para a pessoa amada. O órgão também intensificou a fiscalização em vários municípios fluminenses, inclusive em Nova Friburgo.
Na cartilha, o Procon faz observações que podem evitar aborrecimentos não só para as compras do Dia dos Namorados, mas para qualquer momento em que se dê a relação de consumo, pois esclarece sobre política de troca, direito de arrependimento, couvert artístico, cuidados em compras virtuais, dentre outras práticas. O material elaborado com a colaboração de especialistas em comércio, chama atenção para o golpes de vendas online, informações que devem conter em produtos importados, e atenção para as promoções de entrega grátis.
Quanto às fiscalizações realizadas, os maiores problemas encontrados foram ausência de preços nos produtos expostos à venda, ausência de cartazes obrigatórios e tamanho da fonte do preço parcelado, em maior destaque do que o preço à vista, o que pode induzir o consumidor em erro.
“Acreditamos que a orientação é a melhor forma de deixar o consumidor protegido, Um consumidor bem informado e consciente de seus direitos, dificilmente fará más escolhas ou cairá em golpes. É um trabalho preventivo, que ajuda a proteger o mercado de consumo, Assim como os fornecedores, que quando bem informados e observando que somos atuantes, sempre pautados no equilíbrio das relações, evitarão cometer infrações”, comenta o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
A cartilha divulgada pode ser acessada aqui.
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