Você já pensou em harmonizar vinhos com um delicioso hambúrguer e batatas fritas? E um sanduíche numa tarde despreocupada? Que tal um lanche de pão francês com mortadela e uma taça de vinho?
Pois é, o vinho é democrático e vai bem com qualquer lanche ou fast food, mas é preciso saber como combinar um prato com a bebida, para resultar em uma perfeita e saborosa harmonização. Não esquecer que cada tipo de vinho vai bem com um alimento diferente.
Antes de mais nada, vamos recapitular algumas regras para que a combinação dê certo. Existem quatro pontos que você deve considerar na hora de harmonizar vinhos com qualquer comida: qual o sabor dos alimentos; a quantidade de gordura que a comida possui; o tipo de vinho escolhido; os taninos existentes neles.
Assim, fica mais fácil entender como fazer a combinação perfeita. Apesar do hambúrguer ser associado quase que exclusivamente a refrigerantes e o vinho ser uma bebida identificada como elegante, é importante desconstruir estereótipos que podem nos tirar o prazer de se deliciar com combinações incríveis e inovadoras.
Isto posto, vamos às cinco dicas de como harmonizar vinhos com fast food e continuar apreciando um vinho sofisticado, com um alimento mais descontraído!
-
Atenção aos ingredientes - Além do tipo de carne do hambúrguer, é importante atentar para harmonizar vinhos com os ingredientes que farão parte de seu preparo, pois eles podem influenciar no sabor e sensação ao combinar com a bebida. Por exemplo, se a carne for vermelha e não for muito pesada, mas tiver muita pimenta, se a garrafa escolhida for um branco não dará um resultado muito satisfatório. Por isso, conheça cada item do preparo para ter uma experiência sensacional.
-
Vinhos brancos com carnes brancas - Os vinhos brancos vão sempre muito bem com carnes brancas e magras, já que seu sabor e tom é mais refrescante e leve. Para isso, opte por carnes leves como peixe e frango. O hambúrguer de salmão e a carne de frango tem a combinação perfeita com um bom Chadonnay ou Sauvignon Blanc.
-
Carne vermelha e gorda com tinto seco - O cabernet Sauvignon é aquele tipo de vinho tinto que agrada os paladares mais sofisticados e exigentes, portanto, pede alimentos que valorizem seu estilo encorpado. A carne vermelha deve ser a escolha ideal, mas ela precisa ser mais gordurosa para que a sensação na boca com os taninos adstringentes do vinho, deem o toque especial. E atenção: nem toda carne vermelha vai bem com um cabernet. Quanto mais magra, opte por vinhos tintos médios e até mais doces como Shiraz, que vai bem com uma picanha apimentada ou um Malbec que acompanha bem um hambúrguer de costela.
-
Vinhos rosé para carnes vegetarianas - Vegetarianos e veganos podem se deliciar com um bom hambúrguer de vegetais, e para isso, a melhor opção é uma carne vegetal à base de feijão preto, grão-de-bico e até batata doce. Em geral, carnes vegetarianas combinam bem com vinhos brancos e rosés refrescantes, que tornam a degustaçaõ ainda mais saborosa, fresca e leve.
-
Acompanhamentos e petiscos - Os acompanhamentos e petiscos como queijos, linguiças e batatas fritas, podem e devem se harmonizar com vinhos. Observe o teor alcoólico do vinho escolhido, pois quanto mais alto, menos harmonização com hambúrguer salgado ou acompanhamentos mais apimentados.
A escolha do queijo deve ser precisa. Vinhos e queijos são um casamento perfeito, desde que combine o certo com o ideal. Dica importante: quanto mais fresco o queijo, o vinho deve ser ácido e leve; e quanto mais maturado o queijo for, um vinho mais encorpado.
Queijos como muçarela de búfala e burrata, são queijos frescos e pedem vinhos brancos, e para uma combinação perfeita, combine com hambúrgueres de carne branca.
Já os queijos como gorgonzola, provolone e gouda, são perfeitos para acompanhar um hambúrguer mais gorduroso, com um vinho com mais personalidade como o cabernet Sauvignon.
E bon appétit!
(Fonte: palcodovinho.com.br/)
Deixe o seu comentário