Como harmonizar vinhos com fast food

quinta-feira, 30 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Você já pensou em harmonizar vinhos com um delicioso hambúrguer e batatas fritas? E um sanduíche numa tarde despreocupada? Que tal um lanche de pão francês com mortadela e uma taça de vinho?

Pois é, o vinho é democrático e vai bem com qualquer lanche ou fast food, mas é preciso saber como combinar um prato com a bebida, para resultar em uma perfeita e saborosa harmonização. Não esquecer que cada tipo de vinho vai bem com um alimento diferente.

Antes de mais nada, vamos recapitular algumas regras para que a combinação dê certo. Existem quatro pontos que você deve considerar na hora de harmonizar vinhos com qualquer comida: qual o sabor dos alimentos; a quantidade de gordura que a comida possui; o tipo de vinho escolhido; os taninos existentes neles.

 Assim, fica mais fácil entender como fazer a combinação perfeita. Apesar do hambúrguer ser associado quase que exclusivamente a refrigerantes e o vinho ser uma bebida identificada como elegante, é importante desconstruir estereótipos que podem nos tirar o prazer de se deliciar com combinações incríveis e inovadoras.

 Isto posto, vamos às cinco dicas de como harmonizar vinhos com fast food e continuar apreciando um vinho sofisticado, com um alimento mais descontraído!

  • Atenção aos ingredientes - Além do tipo de carne do hambúrguer, é importante atentar para harmonizar vinhos com os ingredientes que farão parte de seu preparo, pois eles podem influenciar no sabor e sensação ao combinar com a bebida. Por exemplo, se a carne for vermelha e não for muito pesada, mas tiver muita pimenta, se a garrafa escolhida for um branco não dará um resultado muito satisfatório. Por isso, conheça cada item do preparo para ter uma experiência sensacional.

  • Vinhos brancos com carnes brancas - Os vinhos brancos vão sempre muito bem com carnes brancas e magras, já que seu sabor e tom é mais refrescante e leve. Para isso, opte por carnes leves como peixe e frango. O hambúrguer de salmão e a carne de frango tem a combinação perfeita com um bom Chadonnay ou Sauvignon Blanc.

  • Carne vermelha e gorda com tinto seco - O cabernet Sauvignon é aquele tipo de vinho tinto que agrada os paladares mais sofisticados e exigentes, portanto, pede alimentos que valorizem seu estilo encorpado. A carne vermelha deve ser a escolha ideal, mas ela precisa ser mais gordurosa para que a sensação na boca com os taninos adstringentes do vinho, deem o toque especial. E atenção: nem toda carne vermelha vai bem com um cabernet. Quanto mais magra, opte por vinhos tintos médios e até mais doces como Shiraz, que vai bem com uma picanha apimentada ou um Malbec que acompanha bem um hambúrguer de costela.

  • Vinhos rosé para carnes vegetarianas - Vegetarianos e veganos podem se deliciar com um bom hambúrguer de vegetais, e para isso, a melhor opção é uma carne vegetal à base de feijão preto, grão-de-bico e até batata doce. Em geral, carnes vegetarianas combinam bem com vinhos brancos e rosés refrescantes, que tornam a degustaçaõ ainda mais saborosa, fresca e leve.

  • Acompanhamentos e petiscos - Os acompanhamentos e petiscos como queijos, linguiças e batatas fritas, podem e devem se harmonizar com vinhos. Observe o teor alcoólico do vinho escolhido, pois quanto mais alto, menos harmonização com hambúrguer salgado ou acompanhamentos mais apimentados.

A escolha do queijo deve ser precisa. Vinhos e queijos são um casamento perfeito, desde que combine o certo com o ideal. Dica importante: quanto mais fresco o queijo, o vinho deve ser ácido e leve; e quanto mais maturado o queijo for, um vinho mais encorpado.

Queijos como muçarela de búfala e burrata, são queijos frescos e pedem vinhos brancos, e para uma combinação perfeita, combine com hambúrgueres de carne branca.

Já os queijos como gorgonzola, provolone e gouda, são perfeitos para acompanhar um hambúrguer mais gorduroso, com um vinho com mais personalidade como o cabernet Sauvignon. 

E bon appétit!

 (Fonte: palcodovinho.com.br/)

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: