Comitê de Mobilização define ações para enfrentar o Aedes aegypti

Primeira atividade será no prédio do antigo Sase que é um potencial foco do mosquito, conforme A VOZ DA SERRA denunciou na edição do último dia 7
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, realizou na última quinta-feira, 15, uma reunião do Comitê de Mobilização da Dengue para definir ações de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. A primeira delas será uma inspeção e limpeza geral do prédio do antigo Serviço de Assistência Social Evangélica (Sase), na Avenida Júlio Antônio Thurler, no bairro Olaria, agendada para a próxima quinta-feira, 22. O imóvel está sob administração da prefeitura e, vazio, tornou-se um potencial criadouro do mosquito e outros vetores como demais insetos e roedores, já que o entorno está com mato alto e muito lixo e entulhos espalhados, conforme A VOZ DA SERRA mostrou na edição do último dia 7. O prédio também tem sido utilizado como abrigo para moradores de rua.

Além da ação no Sase, o Comitê de Mobilização vai programar mais atividades em diversos bairros e distritos para eliminar focos do mosquito e orientar a população sobre os cuidados básicos, como evitar água parada em quintais e vasos de plantas, lixo em quintais. As ações serão desenvolvidas pelos agentes de endemias.     

 Participaram do encontro na última quinta-feira, o secretário municipal de Saúde, Gabriel Wenderroscky; a subsecretária de Vigilância, Alícia Emerich; o secretário de Defesa Civil, Evi Gomes; o secretário de Serviços Públicos, Marcelo Silva, além de outros servidores das respectivas pastas.

O Comitê Municipal de Mobilização da Dengue foi constituído por meio da portaria 188/2024 com o objetivo de articular ações que envolvam todo o município no controle do vetor que transmite a doença. O Comitê é presidido pelo secretário de Saúde, Gabriel Wenderroschy, e possui representantes das secretarias de Gabinete, Governo, Serviços Públicos, Obras, Defesa Civil, e Subsecretaria de Vigilância em Saúde como membros.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: