O Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio do município prorrogaram por um prazo mínimo de 90 dias, a partir do dia 1º de maio, a convenção coletiva da categoria 2020/2021, cuja vigência se encerrou em 30 de abril. Segundo o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, a medida objetiva possibilitar às empresas organizarem melhor suas receitas após mais de um ano de pandemia e três semanas recentes com sérias restrições de funcionamento.
Em julho, os dois sindicatos irão retomar a negociação. Até lá, esclarece Braulio, ficam mantidas para as empresas e os comerciários todas as cláusulas econômicas e sociais contidas no instrumento coletivo anterior. "Eu e a presidente do Sindicato dos Empregados, Therezinha Affonso Jordão, conversamos bastante e chegamos à conclusão de que esta seria a opção mais prudente num momento tão difícil para o nosso setor. Os empresários enfrentam grave crise, muitas empresas estão fechando suas portas e o desemprego vem crescendo", observa Braulio Rezende.
A convenção coletiva estabelece as condições de trabalho no comércio de Nova Friburgo e municípios vizinhos que fazem parte da área de abrangência dos sindicatos patronal e laboral, como piso da categoria, reajuste salarial, pagamento a comissionistas, horas extraordinárias, auxílio-transporte, aviso prévio, compensação de jornada etc. Ainda autoriza a abertura do comércio em vários feriados do ano e a extensão do horário de funcionamento perto de datas especiais, como dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal.
"É um documento da maior importância, pois regula a atividade comercial na nossa cidade e na região próxima a Nova Friburgo, institui e preserva os direitos dos trabalhadores do segmento", ressalta Braulio Rezende.
Os outros municípios que precisam respeitar a convenção coletiva firmada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.
Deixe o seu comentário