Combate à Dengue: Mutirão Saúde Presente chega a Amparo e Fazenda da Laje

Agentes de endemias vão percorrer casas para verificar focos do mosquito Aedes aegypti
sexta-feira, 31 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo programou mais uma edição do projeto ‘’Saúde Presente’’ neste sábado, 1°, que irá promover ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Desta vez, o distrito de Amparo e a localidade de Fazenda da Laje, no distrito de Conselheiro Paulino, receberão a visita dos agentes de endemia. 

Das 9h às 13h, as equipes irão de casa em casa realizando a visita domiciliar, que consiste na eliminação dos focos do Aedes, no levantamento geográfico dos focos encontrados e na realização de orientações sobre a eliminação de possíveis criadouros. Durante as visitas, haverá ainda conscientização sobre como evitar focos do mosquito em casa. 

Na última semana, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde divulgou que o número de visitas domiciliares dos agentes de endemia tem crescido em Nova Friburgo. De janeiro até o último dia 28 de março, por exemplo, 32.356 residências foram visitadas no município. Se for comparado com o mesmo período do ano anterior, o número sextuplicou. Na época, 3.616 visitas foram realizadas. Esse número foi crescendo ao decorrer dos meses, com o ingresso de mais agentes de combate a endemias no município. O número foi ampliado de nove para 35. Os dados mostram que, no segundo semestre de 2022, em média, dez mil casas receberam os agentes por mês. 

Em relação aos casos confirmados, até a última semana, 14 pacientes foram diagnosticados com dengue em Nova Friburgo. Durante o último ano, 101 casos positivos foram registrados.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: