Horas depois de avançar na discussão com os clubes e ganhar o respaldo de prefeitura da capital e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Campeonato Carioca retrocede na tentativa de sua retomada. A pedido do Ministério Público e da Defensoria Pública, o juiz Bruno Vinícius Bodart da Costa, da 7ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, concedeu liminar na segunda-feira, 8, suspendendo alguns trechos da flexibilização feita pelo governador Wilson Witzel e pelo prefeito carioca Marcelo Crivella.
Um dos pontos suspensos nesses decretos é a volta da realização de atividades esportivas de alto rendimento sem público, onde se enquadra o Campeonato Estadual. Quem descumprir a determinação estará sujeito a uma multa de R$ 50 mil.
Uma reunião virtual acontece nesta quarta-feira, 10, onde os executivos terão a oportunidade de tentar convencer a Justiça sobre este e outros tópicos do processo de flexibilização. O processo é dinâmico, decisões são tomadas e alteradas com certa frequência. Contudo, por enquanto, não há respaldo legal para a definição de uma data para que a bola volte a rolar. Os treinamentos continuam acontecendo.
De fato, o futebol carioca parece estar preparado para, quando houver autorização oficial, retomar a disputa do Estadual. Um dos passos decisivos foi a aprovação do protocolo Jogo Seguro, durante o Conselho Arbitral virtual entre a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e os clubes da Série A do Campeonato Carioca.
O documento foi aprovado por unanimidade pelos representantes dos clubes, dentre eles o Friburguense. O gerente de futebol do tricolor, José Siqueira, o Siqueirinha, participa de todos os encontros virtuais desde o início das discussões.
Apesar de o Friburguense já ter a situação resolvida e a vaga garantida na Seletiva do ano que vem, o clube ainda espera pelas definições, não só para conhecer os adversários nesta próxima etapa, como também para receber o restante das cotas de televisão que deverão ser pagas pela emissora que detém os direitos de transmissão.
A nível de competição, restam apenas as de base neste ano. As definições sobre esses campeonatos só devem acontecer depois da conclusão da Série A profissional.
Deixe o seu comentário