O Friburguense versão 2022 começa a ganhar forma. Depois do trabalho realizado com os jovens jogadores no final do ano passado, o garimpo está feito. E a eles, nomes mais experientes serão acrescentados, dentro de uma realidade financeira que ainda limita bastante as ações no mercado de contratações. Contudo, a direção de futebol continua confiante na possibilidade de desenvolver um bom trabalho, em busca do retorno à Série A1 do Campeonato Carioca.
Como antecipou a coluna Observatório, uma das principais novidades para a temporada estará no banco de reservas, e ainda não está definida. Técnico do time principal desde 2018, o ex-capitão e ídolo Cadão está experimentando outros rumos profissionais, e não vai conseguir conciliar com o cargo de treinador.
Da mesma forma, Sérgio Gomes, auxiliar durante boa parte deste período, Bidu e Ziquinha, também cotados, assumiram compromissos recentes em áreas diversas. Eis alguns dos principais desafios quando não existe um calendário completo de competições, abrangendo uma temporada. O nome de Gerson Andreotti foi cogitado, mas o técnico do acesso em 2012 possui outros planos para a vida pessoal.
Desta forma, o Friburguense estuda o nome ideal para comandar a equipe na Série A2 e na Copa Rio deste ano. Dentre nomes experientes e de técnicos mais jovens, será preciso encontrar o equilíbrio entre qualidade do trabalho e o quanto o clube pode pagar ao novo comandante. A definição pode acontecer a qualquer momento.
Quanto aos reforços para a montagem do plantel, dois conhecidos do torcedor friburguense serão os principais responsáveis por conduzir os demais dentro e fora de campo: o meia Jorge Luiz e o atacante Toshyia. O primeiro, ídolo da torcida e segundo maior artilheiro do clube, era também uma das referências em 2021.
Contudo, com apenas três rodadas, no duelo com o Americano, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito e deixou o gramado ainda no primeiro tempo. Passou por cirurgia e não voltou a tempo de defender o tricolor.
Já Toshyia marcou o nome no clube não só pela nacionalidade “diferente”, como também pelos dois gols nas finais da Série B1 de 2019 contra o América, garantindo o título da competição. Toshyia foi revelado nas categorias de base do Kawazaki Frontale e chegou muito novo ao Friburguense em 2012, com 19 anos. De lá para cá, passou por Avaí e Inter de Lages.
Outro nome conhecido, ainda garoto, porém já como um dos destaques em 2021, o zagueiro Christopher também vai compor a espinha dorsal da equipe. Cria da base tricolor, o jogador vai para a segunda temporada como atleta profissional. Novas contratações serão feitas, e a tendência é que algumas novidades já apareçam em Nova Friburgo na próxima semana.
Na Série A2 deste ano, o Friburguense fará três dos cinco jogos do primeiro turno no estádio Eduardo Guinle, e outros três em casa, do total de seis no segundo turno. As partidas acontecerão às quartas e sábados, sempre às 15h. O desafio final programado, pela última rodada da Taça Corcovado, também será em casa, no dia 2 de julho, contra a Cabofriense.
A Série A2 terá o mesmo formato da temporada passada, com 12 clubes divididos em duas chaves. O Frizão está no grupo B, ao lado de Gonçalense, Maricá, Sampaio Corrêa, Artsul e Volta Redonda. Na chave A estão América, Cabofriense, Angra dos Reis, Americano, Macaé e Olaria. No primeiro turno, a Taça Santos Dumont, as equipes se enfrentam dentro dos seus grupos no primeiro turno, e os dois primeiros de cada avançam. O campeão tem vaga nas semifinais do torneio.
No segundo turno, a Taça Corcovado, os times enfrentam rivais do outro grupo, novamente classificando os dois primeiros para a fase seguinte. O campeão do segundo turno se junta ao vencedor do primeiro e às duas melhores campanhas no geral. Os vencedores destas semifinais fazem a final, e apenas o campeão sobe para a Série A1.
Tabelão
Taça Santos Dumont
- 30/abr – Sáb - 15h – Friburguense x Volta Redonda, Eduardo Guinle
- 07/mai – Sáb - 15h – Artsul x Friburguense, Nivaldo Pereira
- 11/mai – Qua - 15h – Friburguense x Sampaio Corrêa, Eduardo Guinle
- 14/mai – Sáb - 15h – Maricá x Friburguense, a definir
- 21/mai – Sáb - 15h – Friburguense x Gonçalense, Eduardo Guinle
Taça Corcovado
- 08/jun – Qua -15h – América x Friburguense, Giulite Coutinho
- 11/ jun – Sáb -15h – Friburguense x Olaria, Eduardo Guinle
- 18/ jun – Sáb -15h – Macaé x Friburguense, Moacyrzão
- 22/ jun – Sáb -15h – Friburguense x Americano, Eduardo Guinle
- 25/ jun – Sáb -15h – Angra dos Reis x Friburguense, Jair Toscano
- 02/ jul – Sáb -15h – Friburguense x Cabofriense, Eduardo Guinle
Deixe o seu comentário