A Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Nova Friburgo (Deam) ocupa o primeiro lugar no ranking das delegacias distritais ou especializadas do Estado do Rio de Janeiro, na categoria de até 200 RO’s (registros de ocorrências) por mês. Este ranking é relativo ao mês de julho. A delegada Carla Ferrão, titular da unidade friburguense, destacou que somente no mês passado os agentes realizaram dez prisões. Por conta de um aumento da subnotificação foi preciso repensar as estratégias para trazer mais segurança às vítimas e dar uma resposta rápida às denúncias.
“Desde que assumi a Deam, me preocupei em fazer um trabalho diferenciado, mais atuante. Por conta da pandemia a gente lida com a subnotificação que infelizmente é um problema natural em casos de violência doméstica. Eu pensei em uma forma de dar amparo e proteger essas vítimas. Traçamos protocolos junto a equipe para dar uma resposta, por conta da queda dessas denúncias”, informou Carla.
A grande preocupação, segundo a policial era mostrar que apesar do distanciamento social provocado pela pandemia, as vítimas tinham total apoio da Deam. “Em contrapartida ao isolamento social, procuramos nos aproximar dessas mulheres. Quando somos notificados de algum fato, imediatamente tem uma equipe de prontidão para verificar a denúncia e temos obtido muito êxito, conseguindo, inclusive, prender o agressor em flagrante. Nossa produtividade está refletida nesse desempenho”, destacou a delegada. Em segundo lugar está a 119ª DP de Rio Bonito com nove prisões efetuadas e em terceiro, a 99ª (Itatiaia) e a 107ª (Paraíba do Sul), com sete prisões, cada.
Deixe o seu comentário