A chuva forte da tarde da última segunda-feira, 23, e da madrugada desta terça-feira, 24, causou estragos em vários pontos da cidade. O distrito de Conselheiro Paulino foi o mais atingido. Houve alagamentos na Avenida Governador Roberto Silveira, na altura do Jardim Ouro Preto e do Prado. No loteamento Tio Dongo, o córrego Dantas transbordou e a água invadiu casas. A Defesa Civil acionou as sirenes de alerta-alarme em áreas com risco de deslizamentos de encostas no Jardim Califórnia e no loteamento Jardinlândia. Em ambos os locais, moradores foram orientados a se abrigar temporariamente em escolas que servem como pontos de apoio para chuvas fortes. Na Estrada do Girassol, que liga São Geraldo ao Jardim Califórnia, uma encosta deslizou e interrompeu a pista. Na Avenida Nossa Senhora do Amparo, o trânsito também foi interrompido devido a quedas de árvores.
A Defesa Civil de Nova Friburgo informou que, no total, foram registradas 25 ocorrências em 24 horas por causa dos temporais. Choveu neste período, 104,7 milímetros, o esperado para quatro dias. No Jardim Califórnia e em Jardinlândia a cota dos pluviômetros de 40 milímetros foi atingida em uma hora.
Seguindo o protocolo estabelecido no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil para esta situação, os pontos de apoio na Escola Municipal Umbelina Breder de Queiroz e Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, no Jardim Califórnia, assim como no Jardinlândia II foram abertos.
Foram dez vistorias técnicas, seis vistorias técnicas em árvores, uma infiltração, duas quedas de árvore, uma ameaça de deslizamento de barreira, uma ameaça de desabamento de imóvel e quatro deslizamentos de barreira. Todas sem maior gravidade, sem vítimas, desalojados ou desabrigados.
Estágio de monitoramento
A Defesa Civil de Nova Friburgo informa que nesta terça-feira, 24, o município deixou o estado de alerta e voltou ao estágio de atenção, numa escala que vai de: Vigilância, Observação, Atenção, Alerta a Alerta Máximo.
Por fim, a Prefeitura de Nova Friburgo ressalta que os moradores devem ficar atentos aos alertas da Defesa Civil e acionar as equipes do órgão, em caso de emergência, pelo telefone 199. Para receber os alertas de chuva via SMS, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP de onde mora para o número 40199.
Frente fria intensifica chuva na Região Sudeste
De acordo com o Climatempo, o ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera formam muitas áreas de instabilidade sobre o país. Os aglomerados de nuvens que crescem sobre o interior do Brasil se juntam com uma frente fria que avançou para a costa da Região Sudeste.
Nesta terça-feira, esta frente fria permaneceu próxima ao litoral do Rio de Janeiro ajudando a aumentar as condições para chuva sobre o Sudeste do Brasil. Nuvens carregadas atuam sobre quase toda a região provocando chuva forte e volumosa.
No estado do Rio de Janeiro as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora. Há risco de raios e de chuva forte em todos os estados do Sudeste. O ar fica abafado e faz calor. Grandes volumes de chuva devem ser acumulados no estado do Rio de Janeiro com potencial para enchentes e alagamentos.
Nesta terça-feira, 24, as instabilidades voltaram a ganhar força e voltou a chover forte em Nova Friburgo em pontos isolados, à tarde. Entre esta quarta-feira, 25, e sexta-feira, 27, a nebulosidade deve permanecer variada e com previsão de pancadas de chuva sobre a maior parte do estado.
Na sexta-feira, 27, ainda poderão ocorrer pancadas de chuva por todo o estado no decorrer da tarde, mas nas áreas litorâneas do centro e do sul do estado, incluindo a cidade do Rio, o sol deve predominar, sem previsão de chuva.
Deixe o seu comentário