A primavera começa oficialmente neste sábado, 23, e é considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Neste período ocorre a floração de diversas espécies de plantas, ocasionando uma maior oferta de flores no mercado.
Nova Friburgo por seus aspectos climáticos, geográficos e por questões de altitude, possui a região mais adequada ao desenvolvimento dessa cultura, sendo destaque na produção de flores. O município é o maior produtor fluminense de flores de corte, com destaque na produção de rosas, hortênsias, astromélias, crisântemos, lírios, gérberas, palmas, entre outras. Vargem Alta, localidade do distrito de São Pedro da Serra, a dez quilômetros do centro de Nova Friburgo, é o principal polo de produção.
“Com o objetivo de fortalecer o setor, a Secretaria estadual de Agricultura vem atuando fortemente em parceria com os produtores rurais, oferecendo incentivos por meio de programas da pasta. O Programa Florescer disponibiliza até R$ 100 mil por produtor, com juros de 2% ao ano. Essa linha de crédito dá a possibilidade do floricultor investir em melhorias e assim alavancar sua produção”, ressalta o secretário estadual de Agricultura, Dr Flávio.
O Estado do Rio de Janeiro conta com um pouco mais de 900 produtores atuando na floricultura e ocupa a segunda posição no ranking na produção de flores de corte no país. O setor movimentou cerca de R$ 525 milhões, somente no ano passado.
O Produtor Ronaldo Klein, de Vargem Alta, atua no ramo da floricultura há mais de dez anos e está bem otimista com a chegada da primavera. O Programa Florescer o ajudou na expansão de seus negócios.
“Nos últimos anos temos crescido muito, depois da pandemia de 2021 para cá, conseguimos dobrar nossa área produtiva. E o Florescer me ajudou demais na expansão dos nossos negócios. Graças a este empréstimo, pude investir em novas estufas, novas áreas de terra, com isso nossos produtos ganharam mais qualidade e na quantidade de produção”, destaca Ronaldo.
Para solicitar a linha de crédito do Programa Florescer, os produtores devem entrar em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou através do e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.
Deixe o seu comentário