Centro de Convivência deixa de funcionar no Clube de Xadrez

Prefeitura não renova o aluguel do espaço. Ideia é descentralizar o serviço aos Cras dos bairros
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O Centro de Convivência que funcionava no Clube de Xadrez (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O Centro de Convivência que funcionava no Clube de Xadrez (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Desde 2005, uma parte do tradicional Clube de Xadrez – em atividade desde 1927 –, na Praça do Suspiro, estava alugada à Prefeitura de Nova Friburgo que, à época do governo da ex-prefeita Saudade Braga, criou o chamado Centro de Convivência da Feliz Idade, oferecendo uma série de atividades aos idosos friburguenses, como dança, ginástica, exercícios de musculação, artesanato, inclusão digital, palestras educativas, bingos e bailes, além de lanches, entre outras, tudo gratuito.

No entanto, após quase 16 anos de atividades dedicadas aos idosos, a Prefeitura de Nova Friburgo anunciou recentemente que não irá renovar o aluguel do espaço e vai “ampliar as atividades para a terceira idade”, descentralizando o atendimento após a pandemia que acontecia atualmente apenas no Centro de Convivência Zelma Mussi Gervásio, direcionando-os aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Olaria, Conselheiro Paulino, Campo do Coelho e Centro.

Segundo o governo municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude, a medida visa “melhorar e qualificar o serviço de atendimento ao idoso” em Nova Friburgo. Além disso, a prefeitura alega que, “além de ampliar o atendimento, levará os serviços para os bairros, abrangendo ainda mais idosos. Há ainda a possibilidade da utilização dos centros esportivos, como quadras e ginásios para atividades que necessitem de espaços mais amplos”.

Economia aos cofres públicos

Devido à pandemia, o atendimento à pessoa idosa está interrompido, tendo em vista que se trata de um grupo de risco, que precisa manter o isolamento social para evitar o contágio pelo coronavírus. Ainda de acordo com a prefeitura, “mesmo com a paralisação dos serviços, permaneceu durante todo o período efetuando pagamento de aluguel pelo espaço do Centro de Convivência, que funciona no Xadrez”.

E que, com a descentralização do serviço, o contrato de aluguel do espaço não será renovado. O governo municipal informa ainda que o custo de manutenção do espaço (apenas de aluguel) gerará uma economia de R$ 144 mil por ano ao município, “sem contabilizar todas as obras de infraestrutura, adequação e modernização que o Centro de Convivência precisa receber para que as atividades tenham prosseguimento com conforto e segurança para os usuários”.

Relembre

O Clube de Xadrez ainda encanta pela beleza dos prédios em meio à modernidade das construções que os cercam. O terreno pertencia a um dos fundadores e desde os primeiros anos de funcionamento, a partir de 26 de julho de 1927, os antigos bailes marcaram gerações de friburguenses e turistas.

Estatuto do Idoso

No ano 2003 foi criado o Estatuto do Idoso para garantir que seus direitos sejam respeitados, como não ficar em filas, não pagar passagem de ônibus, descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde, vagas de estacionamento, dentre outras medidas em respeito à fragilidade dos mesmos. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: