Censo IBGE: coleta de dados encerrada em Nova Friburgo

Recenseadores estão voltando aos domicílios onde não foram encontrados moradores
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Todos os domicílios de Nova Friburgo já foram visitados pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a coleta de dados para o censo demográfico referente a 2022, segundo Vinicios Abreu da Silva, coordenador de área do Instituto no município. Em cerca de 8% dos domicílios, no entanto, não foram encontrados os moradores para responder à pesquisa de campo. “Já visitamos 100% dos domicílios. A coleta está encerrada, mas estamos na fase de revisão dos trabalhos e fazendo as entrevistas nos domicílios, onde os moradores não foram encontrados. Esse trabalho será feito até o próximo dia 28”, explicou Vinicios.

Na semana passada, houve uma reunião em Brasília com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; o Conselho Diretor do IBGE e os superintendentes estaduais e gerentes do órgão. No encontro, Tebet defendeu o IBGE e convocou as pessoas que ainda não participaram a responder ao Censo. Na ocasião, lembrou que são as pesquisas feitas pelo IBGE, entre elas o Censo demográfico, que permitem que pesquisadores de outros institutos e também de demais órgãos públicos possam “fazer estudos especializados para que o Brasil chegue onde queremos”, enfatizou.

Em um Comunicado emitido em janeiro, o IBGE informou que o período da operação do censo se alongou fundamentalmente pela falta de pessoal, sobretudo para a coleta de dados. O comunicado ainda diz que “em alguns municípios essa escassez foi consequência de mais oportunidades de emprego existentes no local. O IBGE se esforçou para minimizar a falta de recenseadores: demandou medidas provisórias a fim de flexibilizar o recrutamento e permitir a contratação de servidores públicos aposentados; aumentou a remuneração dos recenseadores; implementou o pagamento de ajuda locomoção das equipes; e fez acordos com secretarias municipais de saúde e universidades.” 

Pesquisa por telefone 

Os moradores de domicílios onde ninguém respondeu ao Censo 2022 podem responder por telefone. O IBGE disponibilizou um número com ligação gratuita para a captação dos dados. Basta ligar para o 137, que nesta reta final de coleta de dados está atendendo a todas as cidades do Brasil.

Prévia do censo

O IBGE divulgou no dia 28 de janeiro, uma prévia do resultado do Censo 2022, com a estimativa da população de cada município. E de acordo com o instituto, Nova Friburgo tem hoje 204.625 moradores, diferente da estimativa de 2021, quando se atribuía 191.664 habitantes.

A prévia mostrou também que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes este ano. O resultado é baseado nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro do ano passado, quando 83,9% da população já havia sido recenseada. O Estado do Rio de Janeiro soma 16.615.526 habitantes.

A divulgação da prévia teve como objetivo cumprir a lei que determina ao IBGE fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: