Casos de estelionato tiveram aumento de 315% em Friburgo em 6 meses

De janeiro a junho deste ano, delito foi o que mais cresceu na cidade em relação ao mesmo período de 2021, segundo o ISP
terça-feira, 26 de julho de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

O Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro divulgou os números de delitos registrados no mês de junho deste ano, comparando com o mesmo mês do ano passado. Também forneceu informações sobre as incidências criminais do primeiro semestre de 2022 e o comparativo em relação ao mesmo período de 2021. De janeiro a junho deste ano foram registrados 917 casos de estelionato em Nova Friburgo. No mesmo período do ano passado, foram 221 registros, uma diferença de mais 696 registros de estelionato no município, no primeiro semestre de 2022. Somente no mês de junho deste ano foram feitos 112 registros desse delito, o que corresponde a um aumento de 103,6%% em relação ao mesmo mês do ano passado com 55 boletins de ocorrência na 151ªDP..

O segundo delito com maior aumento de janeiro a junho foi o furto de celular, que teve registros de mais 28 boletins de ocorrência que no mesmo período do ano passado, o que corresponde a um aumento de 84,8%. No primeiro semestre de 2022, foram 61 registros de furtos de celular e, no mesmo período do ano passado, foram 33. No mês de junho de 2022 houve queda no número de furtos de celulares, com cinco casos, em relação a junho de 2021, com 11 registros, uma queda de 55%.

O crime de ameaça também teve aumento no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2021, com mais de 14,4% de casos. No primeiro semestre deste ano, foram 478 ocorrências no município e, no mesmo período do ano passado, 418.  Mas houve queda de 9% no mês de junho deste ano em relação ao mês de junho de 2021.

Estupro com alta 

A maioria dos crimes teve queda tanto no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, quanto no mês de junho de 2022, comparando-se com junho de 2021. Mas, o crime de estupro foi o que registrou maior alta no semestre. Nos primeiros seis meses de 2022 foram registrados 24 casos. No mesmo período do ano passado foram 18, um aumento de mais seis ocorrências, que correspondem a mais 26% de registros a Delegacia Legal. Somente em junho de 2022, Nova Friburgo registrou três crimes de estupro, o mesmo número de registro de junho de 2021.

Entre os crimes com maior queda, está o roubo a transeunte. Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 11 ocorrências, diferença de menos quatro casos, em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 15.  Em junho deste ano não houve registro do crime. No mesmo mês de 2021 foi apenas um registro.

As tentativas de homicídio tiveram uma redução de quatro ocorrências no primeiro semestre desse ano, com nove registros, em relação ao ano passado, com 13 casos. Em junho do ano passado houve uma tentativa de homicídio, crime que não aconteceu em junho de 2022

Queda de alguns delitos no Estado

O Estado do Rio registrou queda de 15% em homicídios dolosos no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. E também queda de 3% em junho de 2022, comparando-se com junho de 2021.

Em relação ao roubo de carga, houve 1.936 casos no primeiro semestre de 2022, uma redução de 15% em relação ao acumulado do ano. Em junho de 2022 foi registrada queda de 26% de roubos de carga, com 286 registros, em relação ao mesmo mês de 2021.

No Estado do Rio de Janeiro, o roubo de rua (soma de roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo) teve redução de 13%, com 30.776 casos no primeiro semestre de 2022, em relação ao acumulado de 2021. E, no mês de junho deste ano, com registro de 5.319 ocorrências, houve redução de 2% em relação ao mês de 2021.

 

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Ele é acusado de distribuir balas e doces na vizinhança e levou vítima para sua casa

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança | crime