Caravana BB percorre o interior para incentivar o agronegócio

Unidade Móvel esteve em Conquista oferecendo serviços para produtores negociações de crédito agrícola e incentivo ao empreendedorismo feminino
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Divulgação
Divulgação

Com o objetivo de estimular o agronegócio e o empreendedorismo feminino, o “Circuito de Negócios Agro BB e Caravana BB para Elas”, esteve recentemente em Nova Friburgo, e também em algumas localidades rurais do Centro-Norte e do Sul Fluminense, oferecendo uma série de serviços. O projeto do Banco do Brasil conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para promover o encontro entre empresas rurais (produtores e agroindústria) para negociações de crédito agrícolas e programas com condições especiais para mulheres.

A caravana iniciou o tour pelo interior visitando o município de Itaperuna, no Noroeste do estado, abordando a discussão de temas importantes como fertilização in vitro e o Compost Barn (método da indústria leiteira que garante aos animais maior conforto e estímulo à compostagem), além de um panorama do atual estágio da pecuária fluminense e ações de apoio aos produtores rurais da região.

“A agroindústria é uma das molas propulsoras da economia do Noroeste, e este evento vem ao encontro do que precisamos para desenvolver a cadeia produtiva. A aproximação entre produtores rurais e melhorias do acesso a crédito estão entre as pautas principais do empresariado, e não menos importante do que o estímulo ao empreendedorismo feminino, uma agenda importante em todo o mundo”, frisou o presidente da representação regional da Firjan no Noroeste fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

Em Nova Friburgo, o foco também foi o “BB para Elas”, um programa do Banco do Brasil que visa levar capacitação e informação para o incentivo ao empreendedorismo feminino. O Senai e outras instituições parceiras ofereceram palestras sobre criatividade e protagonismo feminino na caravana que baseou-se recentemente em Conquista, no distrito de Campo do Coelho.

“Nós estamos de mãos dadas com as mulheres. Sabemos que grande parte delas são chefes de família, criam seus filhos sozinhas, por isso, precisam de mais incentivos para empreender e se capacitar para o mercado. Para isso, vamos contar com o Sesi e o Senai e as nossas estruturas para promover cada vez mais a sua autonomia financeira”, destacou Carla Pinheiro, presidente do Conselho Firjan de Mulheres.

“A participação feminina no agronegócio do Estado do Rio representa cerca de 42%. Isso demonstra a força das mulheres nesse setor tão relevante. Mas é de extrema importância um olhar voltado ao empreendedorismo feminino em todos setores para ampliar o espaço da mulher no mercado e fortalecer suas redes de apoio”, ressalta Márcia Carestiato Sancho, presidente da representação regional no Centro-Norte fluminense e vice-presidente do Conselho Firjan de Mulheres.

Segundo o superintendente de Varejo do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, Oberti Finger, o ‘Circuito do Agro 2022’ vai percorrer cerca de mil cidades em todo o país. “A ideia é levar conhecimento da área financeira e as possibilidades de acesso ao crédito, especialmente, aos pequenos produtores para que eles possam expandir e melhorar a capacidade de seus negócios”, disse.

No Rio de Janeiro, a comitiva também finalizou as atividades no interior em Valença, no Sul do estado, onde promoveu novos encontros com informações sobre novas linhas de crédito do agro. “Iniciativas de fomento a setores fundamentais da economia brasileira são importantes, notadamente se considerarmos o peso que o Agro tem no país. A promoção da atividade empresarial feminina também é outra agenda da ordem do dia, portanto temos nesta ação o encontro de temas relevantes não só para o desenvolvimento do estado do Rio, mas também do país”, comenta Henrique Nora Jr., presidente da Firjan Sul Fluminense.

Mais crédito para o produtor

Parte das iniciativas referentes a crédito rural foi apresentada na reunião do Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas da Firjan (CEAAB), realizada no fim de julho. Segundo dados apresentados pela Gerência de Crédito do Banco do Brasil, o Estado do Rio teve um aumento de 31% no crédito rural da safra 2021/22 – um total de R$ 391 milhões em mais de cinco mil operações. O oferecimento de mais financiamentos para os produtores é uma antiga reivindicação da cadeia produtiva fluminense. Para a safra 22/23, o BB tem objetivo de aumentar em 48% o volume de crédito rural no Rio.

“A percepção é que o Rio de Janeiro contrata pouco crédito rural, quando comparado a outros estados. De tudo o que foi contratado no Brasil na safra passada, correspondeu a 0,48%. Há espaço para um financiamento maior da cadeia agropecuária fluminense”, defendeu Antonio Carlos Celles Cordeiro, presidente do CEAAB.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: