Câmara Municipal: licitações terão que ser transmitidas ao vivo

Projeto de autoria do vereador Joelson do Pote foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira
sexta-feira, 07 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O vereador Joelson do Pote é o autor do projeto que garante maior transparência. Com a transmissão ao vivo das licitações, população vai poder saber onde e como está sendo aplicado o dinheiro público (Foto: Osvaldo Enoc)
O vereador Joelson do Pote é o autor do projeto que garante maior transparência. Com a transmissão ao vivo das licitações, população vai poder saber onde e como está sendo aplicado o dinheiro público (Foto: Osvaldo Enoc)

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira, 6, o projeto de resolução legislativa que torna obrigatória a filmagem, gravação e transmissão ao vivo, via internet, de todas as sessões presenciais realizadas para licitações da Câmara Municipal de Nova Friburgo. A novidade vai permitir que a população acompanhe a aplicação do dinheiro público. Essa resolução legislativa é um desdobramento da proposição de uma indicação legislativa que traz essa mesma determinação ao Poder Executivo e foi aprovada na sessão ordinária de 2 de março deste ano.

De acordo com o autor do projeto e vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, vereador Joelson do Pote (PDT), a ideia de transmitir as licitações em tempo real pela internet é tornar as ações do Poder Legislativo cada vez mais transparentes. “Acho esta medida importante porque todos os atos do poder público devem ser de conhecimento de toda a população, principalmente quando se fala de licitações”, observa Joelson do Pote. Com a aprovação, a matéria legislativa segue para publicação em Diário Oficial do Legislativo friburguense.

“A medida torna a gestão mais transparente, ao permitir uma fiscalização ampla e o acompanhamento de todos os interessados no resultado do pregão”, resumiu o presidente da Câmara, vereador Wellington Moreira (PSL). 

A plataforma digital, que deve ser totalmente implementada dentro de dois anos, aumenta a concorrência, diminui os custos e pode melhorar a qualidade dos bens e serviços a serem fornecidos à administração pública, dada a universalização da participação de fornecedores de qualquer lugar do mundo, além de viabilizar maior agilidade e promover o distanciamento social, pontos essenciais diante da pandemia da Covid-19. 

 Presidente da Câmara, vereador Wellington Moreira (Foto: Henrique Pinheiro / Arquivo AVS)

“Com essa novidade, a Câmara de Vereadores reafirma seu compromisso com a transparência, e celebra a constatação de que o Legislativo friburguense vem se antecipando às medidas e diretrizes estabelecidas pela lei 14.133/21, legislação moderna e elaborada justamente com o intuito de reforçar instrumentos de controle interno, externo e social dos gastos públicos, estimular o planejamento orçamentário, promover um ambiente competitivo, desestimular a corrupção e desburocratizar a contratação de bens e serviços pela administração pública”, concluiu Wellington Moreira.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: