Cabos e fios inutilizados são retirados dos postes do Centro

Neste mês foi realizado mais um mutirão que envolveu 11 empresas de telecomunicações
quarta-feira, 20 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Divugalção Energisa
Divugalção Energisa

Os postes fazem parte da infraestrutura da rede de energia, mas o compartilhamento entre as distribuidoras e as empresas de telecomunicação é autorizado e regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que estabelecem as normas e responsabilidades do uso mútuo. Para garantir que o uso compartilhado seja realizado com segurança, a concessionária de energia elétrica Energisa vem  intensificando ações de uso ordenado junto às empresas de internet e telefonia. Neste mês foi realizado mais um mutirão que envolveu 38 colaboradores e 11 empresas de telecomunicações para identificação e remoção de cabos excedentes na Avenida Alberto Braune, assim como a ordenação da faixa de ocupação. 

Cada empresa participante se encarregou de recolher seus próprios cabos, ficando responsáveis pelo descarte. A distribuidora executa ações complementares de limpeza e remoção de cabos fora de operação, visando minimizar a poluição visual causada pelo excesso de cabos. Somente em 2021, a Energisa removeu mais de quatro toneladas de cabos fora de uso que são de propriedade das empresas de telecomunicações. 

A utilização conjunta dos postes deve ser previamente autorizada pela Energisa, com obrigatoriedade de apresentação e aprovação de projeto. O uso irregular pode causar acidentes, dificultar a manutenção da rede e ainda favorece a poluição visual. “Fazer a instalação correta e a manutenção dos cabos são responsabilidades das empresas de telecomunicação, que devem seguir as Normas Técnicas e Resoluções pertinentes. O uso desordenado pode até mesmo danificar a estrutura dos postes com esforços excedentes e se tornar um risco para a população. Por isso, é fundamental seguir as normas técnicas e de segurança”, explica o gerente do Departamento de Construção e Manutenção da concessionária, Anderson Rabelo.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: