Bom Jardim recebe espetáculo sobre diversidade cultural e social

Peça será apresentada nesta sexta-feira por estudantes do projeto Cria, idealizado por uma atriz bonjardinense
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O espetáculo teatral “Cortejo Favela: Os Brasis de Darcy” terá uma apresentação gratuita nesta sexta-feira, 25, às 11h30, no Ciep Mozart Cunha Guimarães, na Rua Manuel Vieira de Aguiar, no bairro São Miguel, em Bom Jardim. A peça tem uma proposta única de fusão entre corpo, música e conhecimento para mergulhar nas utopias e sonhos de Darcy Ribeiro para o Brasil. A peça-manifesto traz à cena a história de um país diverso e em constante transformação, valorizando as culturas populares, combatendo as desigualdades sociais e buscando uma sociedade inclusiva.

“Os Brasis de Darcy” é uma jornada que retrata a vida de Darcy Ribeiro desde seu início em Montes Claros-MG, passando por momentos cruciais que marcaram a história do Brasil. O espetáculo ressalta a identidade multifacetada do país e questiona: “Qual é a cara do Brasil?”. Com um elenco composto por sete jovens artistas periféricos e alunos do Projeto Cria, a peça está sendo apresentada para mais de 1.000 estudantes da rede pública, em apresentações nas periferias do Estado do Rio de Janeiro.

A estreia do espetáculo “Cortejo Favela: Os Brasis de Darcy” aconteceu no último dia 3 no Caju, no Rio, e, posteriormente, foi apresentado nas favelas do Pavão-Pavãozinho, Vidigal, Tuiuti e Vigário Geral, além desta apresentação em Bom Jardim, e na Biblioteca Parque no dia 30, encerrando a temporada.

“Esta ação representa a celebração da diversidade cultural e social do Brasil, carregando consigo a mensagem de que o teatro e a arte podem ser poderosas ferramentas de transformação e inclusão. Todas as apresentações serão gratuitas, permitindo que mais pessoas possam participar dessa experiência única e enriquecedora. O projeto busca valorizar a cultura local e proporcionar uma reflexão sobre a identidade do nosso país, promovendo a construção de um Brasil mais igualitário e acolhedor”, explica Laura Campos Braz, atriz, professora e fundadora do Projeto Cria. Ela nasceu e foi criada em  Bom Jardim. 

Este é o resultado final de um dos projetos contemplados no edital Darcy Ribeiro 100 anos. O conjunto de ações, incluindo edital e exposição, está sendo realizado pela Muriqui Cultural, em coprodução com a Zucca Produções, apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Sobre o Projeto Cria

O Projeto Cria, instituição sem fins lucrativos atuante desde 2018 no Caju, tem como missão promover o pensamento autônomo de indivíduos em situação de risco social por meio do teatro como ferramenta educacional. Através do Cortejo Favela, o projeto fomenta a criação autoral e capacita jovens periféricos para o mercado de trabalho.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: