Benefícios da Risada para o Corpo e a Mente

Alívio do estresse, da ansiedade e da depressão, além do fortalecimento do sistema imunológico
sexta-feira, 03 de novembro de 2023
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
Benefícios da Risada para o Corpo e a Mente
Um sorriso tem a capacidade de curar muitos males, é o remédio mais barato e mais perfeito que existe e não tem contraindicação. Inclusive, a risoterapia é responsável por trazer diversos benefícios aos pacientes em tratamento e sua família: pois dar risada ajuda a preservar nossa saúde mental, a espantar o estresse e até mesmo ajudar no nosso sistema imunológico por conta do efeito anestésico que o riso tem. 

Quando damos risada, liberamos os chamados hormônios da felicidade
A expressão facial involuntária que, geralmente é resultado de estímulos externos ou internos, pode trazer diversos benefícios, garantem os especialistas. Por meio de uma boa risada é possível aliviar o estresse, diminuir a ansiedade, melhorar a depressão e fortalecer o sistema imunológico e o organismo.

Os psicólogos explicam que o riso pode ser usado como tratamento complementar para pessoas que estão internadas há muito tempo, além de auxiliar em casos de depressão.    "A chamada 'terapia do riso', tem como objetivo promover o bem-estar físico e emocional".

A técnica ganhou visibilidade na década de 1960, por meio do médico norte-americano Hunter Doherty Adams, e serviu de inspiração para o filme "Patch Adams – O amor é contagioso", de1998, estrelado pelo ator Robin Williams. O longa mostrou que a felicidade, em conjunto com o tratamento humanizado, é decisiva na recuperação de pacientes hospitalizados.

A técnica privilegia exercícios lúdicos que estimulam o riso e pode ser realizada em sessões individuais ou coletivas. “O trabalho não substitui os tratamentos convencionais, com acompanhamento médico e psicológico, mas se soma a eles”, ressaltam.

Médicos e psicólogos dizem que a prática da terapia do riso ajuda a reduzir a pressão arterial. Quando damos risada, há a liberação dos chamados hormônios da felicidade: serotonina, dopamina, adrenalina e endorfina.

“Quando a gente gargalha, os vasos sanguíneos se abrem e temos mais sangue circulando. Isso resulta em uma oxigenação melhor dos tecidos e de todo o organismo'', dizem. Dentre os benefícios do riso, especialistas destacam: proteção contra infartos e doenças coronárias; melhor oxigenação; auxílio no tratamento da distimia (conhecida como depressão de longa duração); e auxílio no tratamento da ansiedade.

O médico e a medicina humanizada

Hunter Doherty "Patch" Adams ficou famoso por sua metodologia no tratamento de enfermos

Nascido em Washington D.C. (EUA), em 1945, Hunter Doherty “Patch” Adams sofreu grandes baques emocionais quando jovem. Em um curto período de tempo, Patch Adams perdeu o pai, logo depois o seu melhor amigo, entre outros eventos traumáticos que o levaram à depressão.

Internado em uma clínica psiquiátrica, o tratamento surtiu efeito. Mental e espiritualmente fortalecido, em pouco tempo descobriu o que gostaria de ser e fazer em sua vida: cuidar das pessoas. Foi estudar medicina, sem nenhuma pretensão de mudar os rumos da profissão escolhida, apenas experimentar novos caminhos. Cuidar do próximo com amor, alegria e positividade, seria a sua missão ao longo de toda a sua vida. E assim é, até os dias atuais. 

Na ocasião, também fez uma promessa a si mesmo: nunca mais teria um dia ruim em sua vida. Sempre firme em seus ideais, em 1972, já formado pela Universidade de Rockford, fundou o Instituto Gesundheit, uma entidade voltada para a saúde, sem fins lucrativos, localizada no estado de Virginia, onde aplicou seus conhecimentos com o objetivo de humanizar o tratamento médico.

O dr. Patch Adams sempre acreditou, acima de tudo, que é impossível separar a saúde de um indivíduo, da saúde de sua família e comunidade. Combinando bom humor e sorriso ao atender seus pacientes — estendendo o mesmo método aos familiares e quem mais estivesse ao redor —, criou um método, que valoriza a individualidade de cada ser humano. 

E assim, naturalmente, ele se tornou referência como uma das figuras que ajudou a lançar as sementinhas do conceito de medicina humanizada, que vem sendo cada vez mais difundido na área médica.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: