De acordo com o mais recente boletim da dengue divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo nesta terça-feira, 2, o município contabiliza 2.023 notificações de dengue - sendo 1.017 casos positivos e 1.006 negativos (período de 1º de janeiro a última terça-feira, 2). Os dados são do Sinan/net (base local) e estão sujeitos a revisão. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde também informou que Nova Friburgo tem dois óbitos por dengue confirmados e um possível terceiro óbito ainda está em investigação aguardando resultado de exames laboratoriais pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e outro já foi descartado. Desses dois óbitos já confirmados, ambos os pacientes são homens, um na faixa etária de 60 a 69 anos e o outro de 70 a 79 anos, ambos com comorbidades.
A equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e o Comitê de Combate ao mosquito Aedes aegypti de Nova Friburgo destacam que continuam monitorando o cenário epidemiológico no município e promovendo ações de enfrentamento que incluem a capacitação de servidores públicos e comunidade, realização de mutirões de limpeza nos bairros e distritos e verificação de focos do mosquito, remoção de veículos abandonados nas ruas do município e as visitas domiciliares feitas pelas equipes de agentes de combate às endemias.
Vale lembrar à população que denúncias sobre potenciais focos do mosquito Aedes aegypti devem ser feitas pelo telefone (22) 2543-6293 (Subsecretaria de Vigilância em Saúde), mas as autoridades de saúde do município observam que a população também precisa fazer a sua parte, evitando lixo nos quintais, inspecionando calhas de telhados e objetos que podem acumular água em suas casas.
Testagem
Quem apresentar sintomas típicos da dengue como febre alta (até 40 graus) e intermitente que dure entre dois a sete dias, dores de cabeça e no corpo em geral, principalmente nas articulações e no fundo dos olhos, fadiga e mal estar em geral deve procurar atendimento médico sem se automedicar em casa.
A rede pública de saúde oferece testes rápidos e gratuitos para detecção da dengue a partir do terceiro dia do aparecimento dos sintomas da doença. Os testes são realizados gratuitamente a partir de amostras de sangue colhidas em postos montados no Hospital Raul Sertã e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino, com funcionamento 24 horas por dia.
Deixe o seu comentário