Autorizado concurso público da prefeitura em 2023

Projeto de lei foi aprovado por unanimidade dos vereadores. Serão criados mais 2.698 cargos em várias áreas da administração municipal
quinta-feira, 08 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O projeto de lei que autoriza a realização de concurso público e cria cargos de provimento efetivo, a fim de suprir carência de pessoal na Prefeitura de Nova Friburgo, foi aprovado por unanimidade em votação única, na sessão ordinária da última terça-feira, 6, da Câmara de Vereadores.

O projeto aprovado foi um substitutivo do projeto de lei complementar  21, de 2022, que cria cargos de provimento efetivo na administração pública municipal. A mensagem enviada à Câmara pelo prefeito Johnny Maycon (Republicanos) explica “que as correções se coadunam com as diretrizes normativas dos referidos cargos a serem preenchidos no referido certame.”

A mensagem ainda informa que o concurso atende as recomendações do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) 15/2018, com previsão expressa da necessidade de concurso público para contratação de novos servidores para a Procuradoria Geral, Controladoria e setor de licitações da prefeitura. Além disso, com o concurso, os aprovados substituirão os atuais contratos temporários existentes hoje na administração pública.

O projeto, com 49 páginas, traz detalhados, no anexo 1, o número de cargos criados para cada função, que vão desde agentes de limpeza pública, até médicos de diversas especialidades, passando por profissionais de educação e para os setores administrativo e de saúde. No anexo 2, há o detalhamento dos requisitos, atribuições, carga horária e salários para cada função.

Pareceres das comissões

Antes de entrar em votação, o projeto de lei passou por análise das comissões da Câmara de Vereadores. A Comissão de Educação e Cultura apresentou parecer sobre o substitutivo, que, segundo seus membros, demonstra algumas contradições, principalmente no que diz respeito aos salários, responsabilidades e funções de alguns professores. Foram apresentadas algumas emendas que vão ao encontro dos pedidos da classe e do Conselho Municipal de Educação, segundo a presidente da comissão, vereadora Maiara Felício.

Para evitar possíveis desvios de funções, houve substituições, como, em vez de professor de religião, o cargo ser chamado de professor de ensino religioso, abrangendo todas as religiões. Também foi pedida a supressão da parte que exige que o auxiliar de creche seja responsável por turmas de alunos, caso haja ausência de professor na unidade.

Já a Comissão de Constituição e Justiça, do Legislativo, acatou essas mudanças e deu parecer favorável ao projeto de lei que, segundo o presidente da comissão, vereador Isaque Demani, preenche todos os requisitos legais para a votação. O parlamentar também defendeu o projeto na tribuna, em substituição ao vereador Zezinho do Caminhão que não sentiu-se bem em meio a sessão. 

“Além dos diversos cargos em várias áreas, o concurso contempla diversas especialidades médicas, como alergistas, anestesiologista, angiologista, médico buco maxilo, cardiologista pediatra, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgião plástico, cirurgião torácico vascular, clínico geral, médico família, dermatologista, entre outras. Também contempla uma demanda antiga, o médico veterinário para cuidar dos nossos pets”, ressaltou o vereador.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: