Aumento no número de eleitores

Nova Friburgo terá cinco mil eleitores a mais em relação à eleição municipal anterior.
quinta-feira, 13 de junho de 2024
por Wanderson Nogueira
O jornalista, escritor e colunista Wanderson Nogueira (Arquivo AVS)
O jornalista, escritor e colunista Wanderson Nogueira (Arquivo AVS)

Nova Friburgo terá cinco mil eleitores a mais em relação à eleição municipal anterior. São exatos 5.011 eleitores aptos a votar a mais, o que representa um aumento de 3,30%. De acordo com os dados atualizados pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) até o dia 16 de maio, ou seja, após o fechamento do prazo limite para votar nestas eleições, que era 6 de maio, estavam registrados 156.513 eleitores no município, enquanto em 2020 eram 151.502 aptos a votar. 

Alta abstenção

No entanto, na última eleição para prefeito compareceram às urnas 108.918, com 42.584 abstenções. Na última eleição, em 2022, no 2º turno para presidente, éramos 155.090 eleitores e o número de eleitores que deixaram de votar foi bem menor: 33.802.  

Mulheres são 53%

Dentro do perfil do eleitorado friburguense que irá às urnas em 6 de outubro para escolher prefeito e vereadores, a maioria continua sendo de mulheres: 82.997. O sexo masculino corresponde a 73.398 eleitores. 118 não se declaram em um gênero ou outro. Portanto, as mulheres correspondem a 53,02% do eleitorado friburguense, acima da média nacional.

Perfil do eleitor

Quanto ao grau de formação, a maior faixa de eleitores está entre aqueles que não têm o ensino fundamental completo, o que corresponde a 45.298, seguido daqueles que não têm o ensino médio completo, 33.503. São 11.340 eleitores com ensino superior completo e no outro extremo 4.755 que se declaram analfabetos.    

Não obrigados a votar

No recorte de faixa etária, a maioria, 40.262 tem idade entre 45 e 59 anos, seguido daqueles que tem 35 a 44 anos que são 28.857 eleitores. 948 eleitores aptos a votar, ou seja, que tiraram o título de eleitor, têm menos de 18 anos. Já entre os com idade acima de 70 anos são 22.191 eleitores. Tanto os menores de 18, mesmo que tenham tirado o título, assim como os acima de 70, não são obrigados a votar, o que em parte, pode explicar o tradicional número de abstenções.

2º turno

Aumentou o número de  municípios brasileiros com a possibilidade de 2º turno nas eleições municipais deste ano. Nova Friburgo segue de fora dessa possibilidade com seus agora 156.513 eleitores. Para ter a possibilidade de 2º turno, ou seja, quando nenhum candidato a prefeito obtém 50% dos votos mais um, é preciso ter mais de 200 mil eleitores. 

Mais um no RJ

Dos 5.570 municípios brasileiros, 95 tiveram a possibilidade de 2º turno em 2020, agora passam a ser 102. No Estado do Rio de Janeiro, apenas um a mais ganhou esse direito. Passou dos 10 do último pleito para 11. Magé é o estreante e terá a possibilidade de dois turnos pela primeira vez na sua história. Magé soma agora ao Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti, Belford Roxo, Campos, Petrópolis e Volta Redonda.    

Eleitores x habitantes

Importante relembrar a confusão comum sobre a realização do 2º turno das eleições municipais. 200 mil habitantes não dão a chance de eleições em dois turnos, mas sim de 200 mil eleitores. Nova Friburgo, portanto, segue distante dessa possibilidade. Chegou a tramitar no Congresso Nacional um projeto que pretendia aplicar o 2º turno em todos os municípios com mais de 100 mil eleitores, o que até hoje não prosperou. Portanto, seria mais fácil a mudança da lei do que atingir o número exigido.

 

Doenças respiratórias

O Estado do Rio permanece em alerta para casos de síndromes respiratórias agudas graves. A situação chega à quinta semana consecutiva. É o que mostra o Panorama de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Vírus Respiratórios (Panorama SRAG) da Secretaria estadual de Saúde. O monitoramento revela, no entanto, uma diminuição no número de internações de casos não provocados pela Covid-19 entre os dias 12 de maio a 1º de junho. A situação permanece mais preocupante na faixa etária de 0 a 4 anos. 

Panorama

Este período do ano é muito caracterizado por síndromes respiratórias. Nova Friburgo, por seu clima frio e úmido, é uma das que mais sofre. A equipe de Vigilância do Centro de Inteligência em Saúde usa um modelo estatístico que leva em consideração os casos com atraso de notificação para estimar o total esperado para determinado período. O panorama analisa também os tipos de vírus que predominam nas diversas faixas etárias dos pacientes internados, além das solicitações de leitos feitas por meio do Sistema Estadual de Regulação. 

Crianças e idosos

Segundo dados do Painel Viral do laboratório estadual de referência (Lacen-RJ), os principais agentes infecciosos para crianças entre 0 e 4 anos são o Vírus Sincicial Respiratório, um dos causadores da bronquiolite (51,2%), e o Rinovírus (25,2%). O percentual de internações por SRAG na faixa etária de 80 anos ou mais, mantém o padrão das últimas semanas, com os vírus Influenza do tipo A (5,13%) e o Vírus Sincicial Respiratório (5,33%) como principais causadores. 

Dia de São João

Diferente de muitas cidades brasileiras que têm feriados municipais no dia de seu padroeiro, Nova Friburgo não segue a regra para o seu. Dia 24 de junho, dia de São João, é um dia com celebrações católicas na cidade, mas não é feriado. Em Niterói, por exemplo, cujo padroeiro é o mesmo, é feriado. 

Feriado municipal

O argumento é de que a cidade optou por ter feriado no aniversário de fundação, 16 de maio, evitando assim duas paradas municipais no ano para não atrapalhar as atividades econômicas. No entanto, outros municípios celebram dois e até mais feriados municipais: a fundação, o padroeiro e em casos específicos datas especiais.  

Agora é nacional

No caso do Estado do Rio de Janeiro, há um feriado estadual: 23 de abril - dia de São Jorge. O dia da consciência negra (20 de novembro), que por muitos anos foi apenas feriado estadual, passa a ser feriado nacional a partir deste ano. Cairá numa quarta-feira. Para os servidores públicos de todo o Brasil, é feriado ainda no dia 28 de outubro, que neste ano será em uma segunda-feira. 

Escassez de feriados prolongados

Os feriados no segundo semestre deste ano serão escassos em dias de semana. O próximo, 7 de setembro, cairá em um sábado. Igualmente caem no sábado os feriados de 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (finados). O feriadão fica por conta de 15 de novembro (dia da proclamação da República), que será em uma sexta-feira. Dificilmente alguém conseguirá esticar até o feriado de quarta, 20 de novembro, mas… O Natal (25) e o Ano Novo (1º de janeiro) serão em quartas-feiras.      

Semana de feriados no Rio

Com a realização do G20, na capital, Rio de Janeiro, onde se reunirão as maiores autoridades do planeta, a prefeitura carioca, com aprovação da Câmara de Vereadores, decretou feriado municipal nos dias 18 e 19 de novembro. O objetivo é facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento. A medida não se estende aos demais municípios do estado, no entanto, afeta a vida de todos, pois muitas das atividades estão relacionadas ao funcionamento de repartições públicas e empresas da capital. 

Impacto no Estado

Os vereadores determinaram que continuarão funcionando as indústrias situadas nas zonas norte e oeste da capital fluminense, além de padarias e estabelecimentos que desenvolvam as atividades por meio de trabalho remoto. Todos os demais setores estarão fechados, portanto, somando-se ao feriado da consciência negra, no dia 20. 

O G20

Vale reforçar que o G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais e definem o G20 como o principal fórum de cooperação econômica internacional. Esta é a primeira vez que o Brasil assume a presidência do grupo, tendo a cidade do Rio de Janeiro como sede.

Feriados em 2025

Se 2024 foi escasso de feriados prolongados, 2025 promete, mas só no primeiro semestre. O segundo semestre será pior do que este ano nesse quesito. No primeiro, a maioria dos feriados cairá em dia útil, mas próximos dos fins de semana, o que pode facilitar para aqueles que conseguem antecipar o descanso. 

Primeiro semestre recheado

Além do carnaval e do dia de Corpus Christi, cujas datas são fixas, a sexta-feira santa de Páscoa (dia 18 de abril) emendará com o dia de Tiradentes, 21 de abril, que cairá numa segunda-feira. No Estado do Rio, ainda tem São Jorge, no dia 23. Ou seja, serão praticamente três feriados seguidos. O 1º de maio, dia do trabalhador, será em uma quinta-feira. Já para os friburguenses, um feriadão extra, o aniversário da cidade, em 16 de maio, cairá numa sexta-feira.  

Segundo semestre de raras folgas

Já no segundo semestre, 7 de setembro (Independência do Brasil); 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Finados) serão todos em domingos. Para piorar, o dia 15 de novembro de Proclamação da República serão em sábados. 20 de novembro, de Zumbi e da Consciência Negra salva ao cair numa quinta-feira. Já o Natal e Ano Novo serão em quintas-feiras. Para quem gosta de uma promoção e economiza ao planejar suas viagens, já vale estar atento e se programar.

 

Capitania Vasco

A Capitania do Vasco de Nova Friburgo está em festa. Por liderança de Nilsinho Magrinho e outros, um dos núcleos com maior número de integrantes do Brasil vai ter sede própria. Neste domingo, 16, a partir das 15h, acontece a inauguração, seguida do jogo do Cruzmaltino, 18h30, contra o Cruzeiro. A sede fica na Avenida Hans Gaiser, 118.

           

  #OMELHORFRIODORIO

Durante todos os dias desta semana, Nova Friburgo esteve pelo menos entre as 20 cidades com as menores temperaturas registradas no Brasil, ainda que neste ano, não esteja tão frio quanto nos anteriores. Os registros nas redes sociais são vários, especialmente do Alto do Caledônia, com paisagens surreais. Vale fazer a trilha e captar essas belezas que o olhar humano registra melhor do que as máquinas, portanto, tem que ser por si só  

 

Palavreando

“A roça que nos habita é a simplicidade que nos grita, convoca a sermos simples, até para mandar recados de amor, anônimos ou não. Na festa, no meio de toda gente, ainda que voltado exclusivamente para aquela ou aquele. Porque o que se sente não deve ficar preso na gente. O amor merece toda publicidade”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana de A VOZ DA SERRA. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: