Aulas presenciais autorizadas a partir desta segunda-feira

Retomada é resultado da adoção da Bandeira Vermelha no novo Mapa de Risco do Estado
sábado, 08 de maio de 2021
por Christiane Coelho (Especial para a A VOZ DA SERRA)
Aulas presenciais autorizadas a partir desta segunda-feira

A 29ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira, 7, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) classificou Nova Friburgo com risco alto de contágio pelo coronavírus, ou seja, bandeira vermelha. Com essa classificação, as escolas particulares estão autorizadas a funcionar presencialmente a partir desta segunda-feira, 10.

O decreto municipal 982, de 29 de abril de 2021, da Prefeitura de Nova Friburgo, autorizou o retorno às aulas presenciais de escolas particulares, com as medidas de distanciamento e de protocolos de segurança sanitária, exceto quando o Governo do Estado do Rio de Janeiro, classificar Nova Friburgo em bandeira roxa. Essa medida entrou em vigor no último dia 3, quando o município teve a classificação roxa. Já as 40 escolas municipais preparadas para o retorno estão autorizadas a retomar as aulas presenciais a partir do próximo dia 17, caso a bandeira definida pelo Estado e válida para a Região Serrana seja vermelha, laranja, amarela ou verde. 

O novo Mapa de Risco Covid-19, no entanto, mostra que o Estado do Rio de Janeiro está agora em bandeira laranja (risco moderado de contrair a doença), mantendo o mesmo cenário epidemiológico da semana passada. As regiões Metropolitana I, Baía da Ilha Grande, Serrana e Noroeste permanecem com bandeira vermelha. As regiões Centro-Sul, Metropolitana II, Litorânea, Norte e Médio Paraíba seguem na classificação laranja. A análise compara a semana epidemiológica 16 (18 a 24 de abril) com a 14 (4 a 10 de abril) de 2021.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Quadro 1 – Quadro com descrição dos resultados obtidos do Painel de Indicadores, Estado do Rio de Janeiro, 06/05/2021.

 

Fonte: Painel de indicadores considerando a comparação dos dados da SE 16 em relação aos dados da SE 14 de 2021. Na pontuação geral, o estado do Rio de Janeiro encontra-se na faixa de cor LARANJA, totalizando 18 pontos no indicador geral, equivalente ao nível de risco MODERADO.

Redução de óbitos e internações 

O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 31% no número de óbitos e as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caíram 32% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira, 7, foram de 85,6% para leitos de UTI e 61% para leitos de enfermaria. Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Nova variante do vírus no Rio 

O estudo que investiga as modificações sofridas pelo SARS-CoV-2 confirma que há uma nova variante do vírus da Covid-19 em circulação no Estado do Rio de Janeiro. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma mutação ocorrida na linhagem P1, que permanece em maior frequência (91,49%). A P.1.2 foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), da Fiocruz e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio. 

Também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7 (2,13%) e P2 (0,53%). Até o momento , não se pode avaliar se a nova variante é mais transmissível e/ou letal. Nesta etapa, foram investigadas 376 amostras, de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Lacen/RJ, entre os dias 24 de março e 16 de abril. A ação é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com recurso de R$ 1,2 milhão.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: