Audiência sobre política antidrogas na Câmara é adiada

Presidente da casa quer saber por que prefeitura extinguiu secretaria
sexta-feira, 08 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Wellington Moreira:  “Eu não vou parar” (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Wellington Moreira: “Eu não vou parar” (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Foi adiada, ainda sem data definida, a nova audiência na Câmara dos Vereadores sobre a política antidrogas em Nova Friburgo. Marcado inicialmente para esta segunda-feira, 11, às 16h, o encontro prometia contar com a presença de especialistas no tema, instituições, autoridades policiais e representantes de secretarias, além de, possivelmente, o próprio prefeito Johnny Maycon. A prefeitura informa que não teve ingerência sobre o adiamento.

A audiência realizada dia 21 passado deixou lacunas, segundo a Câmara, devido à ausência do primeiro escalão do governo. O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas também devia estar novamente presente.

O retorno da Secretaria de Políticas sobre Drogas é defendido pelo trabalho de excelência que vinha sendo feito em Nova Friburgo, referência no Estado do Rio, e pelas verbas federais e estaduais aportadas para o trabalho de prevenção.

O gerente de Saúde Mental, onde se encontra lotada a antiga secretaria, foi o único a se pronunciar contrário, e disse que os programas independem da existência ou não da pasta. 

Para tentar por fim a esta discussão, julgou-se ser fundamental a presença do prefeito Johnny Maycon, para que explique as motivações para o desmonte da secretaria e tentar convencê-lo a voltar atrás. 

O presidente da Câmara, Wellington Moreira (União), foi firme ao dizer que não vai desistir enquanto a Secretaria de Políticas sobre drogas não retornar: “Eu não vou parar”, afirmou. 

“Todos condenaram o desmanche da pasta e a consideram de fundamental importância para a prevenção e informação sobre as drogas. Afinal, em time que está ganhando, não se mexe. Não podemos deixar que números tão alarmantes como os de prisões e mortes por drogas aumentem”, disse.

Como A VOZ DA SERRA noticiou em março, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), Nova Friburgo teve um aumento  de 13,4% no número de apreensões de drogas (tráfico), comparando os períodos de fevereiro de 2020 e de 2021, com 387 apreensões, e fevereiro de 2021 e de 2022, com 439 ocorrências. Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5,5% da população entre 15 e 64 anos usou drogas pelo menos uma vez em  2020 e as projeções atuais sugerem um aumento de 11% no número de pessoas que usam drogas globalmente até 2030.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: