É raro uma semana sem o registro de algum acidente na Avenida Governador Roberto Silveira, a principal do distrito de Conselheiro Paulino. Apesar de não haver estatística oficial sobre o número de colisões na movimentada via, que é trecho de perímetro urbano da RJ-116, quem acompanha o noticiário de A VOZ DA SERRA constata o alto índice de acidentes na via.
Por essa razão, a Câmara Municipal promove nesta quarta-feira, 7, uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados à segurança no trânsito em toda extensão da Avenida Roberto Silveira, bem como as demais vias em Conselheiro Paulino, com alto registro de acidentes. O debate foi proposto pelo vereador Marcinho Alves.
De acordo com o parlamentar, foram convidadas membros da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu); do Departamento de Estradas de Rodagem (DER- RJ); da concessionária Rota 116; Corpo de Bombeiros; Hospital Municipal Raul Sertã e Subsecretaria de Atenção Hospitalar e Polícia Militar, entre outros.
Acidentes no local
Ainda de acordo com o vereador Marcinho Alves, a motivação dessa discussão em busca de soluções é o número assustador de acidentes na Avenida Roberto Silveira. Registros de câmeras de segurança mostram que a maioria é causada por imprudência e manobras proibidas, como a tentativa de acessar as ruas perpendiculares à avenida, estacionamento de veículos no acostamento e cruzando a via, sem usar a rota obrigatória ou ainda as constantes ultrapassagens pela direita.
Exemplos não faltam, como o ocorrido no dia 4 de maio, quando um motoboy foi atingido por um carro, na Avenida Roberto Silveira, altura do Prado. De acordo com testemunhas, um veículo cruzou a pista para entrar na rua ao lado do Colégio Municipal Rui Barbosa, atingindo a moto que seguia em direção a Conselheiro Paulino. O rapaz foi levado para o Hospital Raul Sertã e, de acordo com as redes sociais de familiares e amigos, a vítima sofreu fraturas nos dois braços e nas duas pernas, sendo necessárias intervenções cirúrgicas.
No dia 9 de abril, outro acidente grave foi registrado na via. Uma moto colidiu frontalmente com um carro que, segundo o apurado pela polícia, estaria trafegando na contramão. As duas vítimas, de 16 e 17 anos, foram encaminhadas para o Raul Sertã pelas equipes de resgate do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, sendo o mais novo em estado grave. No dia 21 de março a avenida foi cenário de dois acidentes envolvendo motociclistas.
Além dos perigos no trânsito pesado, a avenida possui diversos outros problemas relacionados à segurança que também deverão ser abordados na audiência pública desta quarta-feira. Em vários trechos, o espaço destinado às calçadas é estreito, obrigando pedestres a caminharem pelo acostamento que geralmente é utilizado por motoristas mais afoitos como faixa de rolamento. Nas imediações da UPA, além do espaço estreito, o matagal às margens do Rio Bengalas, quase invade a pista obrigando alunos das escolas próximas a caminharem praticamente junto aos veículos em movimento.
Deixe o seu comentário