Associação de Ex-alunos da Fundação pede apoio da prefeitura para recuperar prédio

Antigo Colégio Nova Friburgo está fechado desde a tragédia climática de 2011, devido ao deslizamento de uma encosta
quinta-feira, 02 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Os membros da Associação de Ex-alunos apresentaram suas sugestões ao prefeito em reunião nesta semana
Os membros da Associação de Ex-alunos apresentaram suas sugestões ao prefeito em reunião nesta semana

Membros da Associação de Ex-alunos do Colégio Nova Friburgo / Fundação Getúlio Vargas (CNF/FGV), no alto do Parque da Cascata, bairro Vila Nova, se reuniram nesta semana com o prefeito Johnny Maycon e o secretário da Casa Civil, Pierre Moraes, para solicitar apoio da prefeitura na recuperação das instalações do antigo educandário, que está fechado desde a tragédia climática de 2011, quando um deslizamento de encosta impediu o acesso ao imóvel. Agora com o anúncio de recuperação das obras na ladeira da Rua Alberto Rangel, já em fase de licitação pelo Governo do Estado do Rio, surge a esperança de poder reativar o imponente casarão amarelo, onde também funcionava até o início da década passada o campus local da Universidade do Estado (Uerj).     

A proposta feita pela Associação de Ex-alunos no encontro intermediado pelo vereador José Roberto Pacheco Folly, foi que a prefeitura assuma o prédio principal, transferindo para lá secretarias e modernize o auditório-teatro que tem capacidade para 700 pessoas na plateia. Também foi sugerida a criação de um Grupo de Trabalho com técnicos municipais e da Associação para planejar a reocupação do imóvel e negociação com a FGV.

O prefeito acatou a proposta e disse que irá, em conjunto com a Câmara de Vereadores, comissão de ex-alunos do Colégio Nova Friburgo, FGV e a sociedade, elaborar um plano de ação para discutir a ocupação gradativa dos prédios do campus, com prioridade para estudar a ocupação do prédio principal pelas secretarias e órgãos municipais que tenham afinidades com o meio ambiente e turismo além de promover a reativação do teatro-auditório e uso do salão onde funcionava a biblioteca do CNF.

A comissão de ex-alunos foi integrada pelo seu presidente, Luiz Otávio Lins de Souza, e os ex alunos residentes na cidade, Ronaldo Lo Bianco, Themis Erthal, Açocê Rosa e Gilberto Paulo Souza. Os empresários Gilberto Sader e Braulio Rezende, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) representaram os comerciantes locais no evento. 

 

LEIA MAIS

Mais de 2,5 mil professores e funcionários de apoio receberam bônus de R$ 1 mil e R$ 500

Cabritinha foi desapropriada pela prefeitura no final de 2021

Em Nova Friburgo, borracha de apagar teve variação percentual de 118%, enquanto a cola, de 35%

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação | obra