Membros da Associação de Ex-alunos do Colégio Nova Friburgo / Fundação Getúlio Vargas (CNF/FGV), no alto do Parque da Cascata, bairro Vila Nova, se reuniram nesta semana com o prefeito Johnny Maycon e o secretário da Casa Civil, Pierre Moraes, para solicitar apoio da prefeitura na recuperação das instalações do antigo educandário, que está fechado desde a tragédia climática de 2011, quando um deslizamento de encosta impediu o acesso ao imóvel. Agora com o anúncio de recuperação das obras na ladeira da Rua Alberto Rangel, já em fase de licitação pelo Governo do Estado do Rio, surge a esperança de poder reativar o imponente casarão amarelo, onde também funcionava até o início da década passada o campus local da Universidade do Estado (Uerj).
A proposta feita pela Associação de Ex-alunos no encontro intermediado pelo vereador José Roberto Pacheco Folly, foi que a prefeitura assuma o prédio principal, transferindo para lá secretarias e modernize o auditório-teatro que tem capacidade para 700 pessoas na plateia. Também foi sugerida a criação de um Grupo de Trabalho com técnicos municipais e da Associação para planejar a reocupação do imóvel e negociação com a FGV.
O prefeito acatou a proposta e disse que irá, em conjunto com a Câmara de Vereadores, comissão de ex-alunos do Colégio Nova Friburgo, FGV e a sociedade, elaborar um plano de ação para discutir a ocupação gradativa dos prédios do campus, com prioridade para estudar a ocupação do prédio principal pelas secretarias e órgãos municipais que tenham afinidades com o meio ambiente e turismo além de promover a reativação do teatro-auditório e uso do salão onde funcionava a biblioteca do CNF.
A comissão de ex-alunos foi integrada pelo seu presidente, Luiz Otávio Lins de Souza, e os ex alunos residentes na cidade, Ronaldo Lo Bianco, Themis Erthal, Açocê Rosa e Gilberto Paulo Souza. Os empresários Gilberto Sader e Braulio Rezende, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) representaram os comerciantes locais no evento.
Deixe o seu comentário