A arte e a cultura negra no festival de dança do Sesc

As performances serão apresentadas no Sesc (Av. Costa e Silva, 231) e na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas
terça-feira, 21 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O festival de dança O Corpo Negro, promovido pelo Sesc, promete movimentar Nova Friburgo desta terça-feira, 21, ao próximo domingo, 26, O evento é um dos maiores do gênero no país e chega à sua quarta edição com espetáculos criados e executados por artistas negros, selecionados por um edital afirmativo. As performances serão apresentadas no Sesc (Av. Costa e Silva, 231) e na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas. O festival ainda inclui mostra audiovisual e oficinas de dança. Todas as atrações são gratuitas.

Os espetáculos de dança começam nesta quarta-feira, 22, na Estação Livre, a partir das 14h, com a performance “Debandada”, do grupo carioca DeBonde. Em sequência, será a vez do espetáculo Kuntè, da Laborative Dance Company, companhia friburguense e profissional de danças urbanas. Ainda na quarta, a performance “Arte e Ginga”, do grupo Ginga Brasil, vai mostrar ramificações do samba, desde a sua origem afro, a técnica dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, a ginga das passistas e da gafieira. 

No teatro do Sesc, as apresentações serão a partir de quinta-feira, 23, às 19h, com o espetáculo “Originais do Charme na Área”, que faz uma viagem pela trilha sonora dos bailes de charme dos anos 1980 e 1990. No sábado, 25, os espetáculos “Kuntè” e “Arte e Ginga”, serão atrações no teatro do Sesc, a partir das 19h. Encerrando as performances de dança no Sesc, no domingo, 26, tem a Cia de Aruanda, com o espetáculo de dança infantojuvenil “Brincantes”, às 16h. Com dança, música e contação de história que permeia o folclore e a temática negra, a performance apresenta um misto das manifestações culturais, através de seus ritmos, suas histórias e lendas. 

 Mostra audiovisual 

O Sesc também vai exibir filmes da mostra audiovisual do festival. As sessões iniciam nesta terça, às 15h, com a exibição das animações em curta-metragem “Idu – O Astronauta Masaai” e “Geração Alpha”. Na quinta-feira, às 18h30, é a vez do documentário “Dionísio, um mestre”.

Na sexta, 24, às 19h, será exibido “Black Rio! Black Power!”

Oficina de danças urbanas

O público também poderá participar de uma oficina gratuita de danças urbanas com Douglas Felizardo e os dançarinos do Laborative Dance Company. Com três horas de duração, o workshop vai abordar técnicas de street dance e hip hop dance através de um trabalho de base, técnicas, variações coreográficas, exercícios e dinâmicas. As oficinas serão nesta terça, das 18h às 21h, e no sábado, das 10h às 13h. As inscrições podem ser feitas aqui. Mais informações no site.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: